“Vamos à fava!”: Festival da Fava acontece este fim-de-semana nas Meirinhas
Escrito por RCP Informação em 2024-05-07
“Vamos à fava!”
O convite é feito pela Junta de Freguesia de Meirinhas, que volta a promover o Festival da Fava, entre os dias 10 e 12 de Maio, junto ao Salão das Coletividades da localidade. Desde a sopa às sobremesas, nada é deixado ao acaso num cardápio onde o mote é a fava. Mas não é só de gastronomia que se faz este festival – durante três dias, há ainda artesanato, animação e uma caminhada.
O Festival da Fava regressa este ano para a quinta edição. De sexta a domingo, Meirinhas faz a festa à mesa e brinda os visitantes com um programa de entretenimento. O cartaz inclui artistas locais como Graciano Ricardo, que vai animar a primeira noite do evento, e Ruizinho de Penacova, este para encerrar as festividades na tarde de domingo. No jantar de sábado, vai ser a vez do artista meirinhense “Xico à Portuguesa”, que depois entregará a noite aos Dj’s Bagunçada. Fora do palco, pode ainda assistir ao show cooking, participar na Caminhada da Fava na manhã de domingo, e ainda adquirir artesanato e produtos regionais em cerca de duas dezenas de expositores.
Vários pratos fazem parte da ementa, que difere a cada dia do evento, à exceção do tradicional “Favas à Meirinhas”, guisado de favas com entrecosto, enchidos e ovo escalfado, que pode ser degustado nos três dias do certame. Além desta iguaria, haverá sempre uma opção de carne e outra de peixe. Para quem não gosta de favas, o menu inclui ainda uma sugestão sem a leguminosa. As favas são cozinhadas pela Associação Lar da Felicidade e apanhadas poucos dias antes do certame nos campos de Meirinhas, onde um conjunto de jovens agricultores as semeiam para fornecer ao Festival. A plantação ficou a cargo de todos os produtores da freguesia e a colheita, que tem ocorrido nos últimos dias, culminou na “Debulhada da Fava”, que juntou várias gerações num dia de muito trabalho, animação e tradição. Em comunicado, a Junta garante que “todos os pratos são confecionados com um produto fresco e de elevada qualidade”.
“O Festival da Fava surgiu com o objetivo de projetar o nome de Meirinhas a nível regional e nacional”, salientou Tânia Mota, secretária da Junta de Freguesia, referindo que “esse objetivo tem sido conseguido”. Em 2023, foram servidas perto de um milhar de refeições. Este ano, a organização espera um aumento no número de visitantes e reservou uma tonelada de favas para servir durante os três dias do evento, afirmando-se convincta “na vontade das pessoas para participar na alegria do festival, celebrar a boa gastronomia local e festejar a Fava”, segundo a nota de imprensa da Junta de Freguesia.
À semelhança das quatro primeiras edições, a Junta de Meirinhas volta a envolver na organização do Festival da Fava as Coletividades da Freguesia, que são as principais beneficiárias do evento. Os lucros obtidos são repartidos pela Associação Recreativa de Meirinhas, a Associação de Pais, e a Associação Lar da Felicidade, que dinamizam as tasquinhas.
Os pais poderão também beneficiar de uma das novidades desta edição, o Espaço Favolas. Esta vai ser uma área de cuidado infantil que procura entreter os mais pequenos, que ficarão à guarda de monitores voluntários, numa iniciativa dinamizada por Francisco Santos, vencedor do projeto Jovem Presidente de Junta.