TAP repõe “Luz” e mostra teatro brasileiro
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-10-02
Os primeiros dias deste mês ficam marcados pela iniciativa que o Teatro Amador de Pombal (TAP) designou de Teatr’Outubro. Entre os dias 5 e 10, há dois espectáculos diferentes para ver no Auditório Municipal (Biblioteca), um deles em dose dupla. Além de repôr a sua produção “Luz”, o grupo pombalense apresenta, em estreia nacional, a peça “Narrativas Encontradas numa Garrafa de Pet na Beira da Maré”, da companhia brasileira Grupo São Gens de Teatro.
“Luz” é reposto já este fim-de-semana, com apresentações no sábado, às 21h30, e no domingo, às 18h. Encenado por Gabriel Bonifácio e com interpretações de Catarina Ribeiro, Dália Luís, Humberto Pinto, Joana Ferreira, Patrícia Rolo e Paulo Rodrigues, a peça aborda o universo do rapto de menores. Na sinopse, lê-se que “aborda a violência física e psicológica perante a sociedade que categoriza o bem e o mal, de forma a distanciar um do outro. No entanto, todos somos bons e maus, monstros e vítimas, luz e sombra. O nosso silêncio é permissivo e, assim, compactuamos com os que cometem atrocidades. O silêncio também é agressão.” Este espectáculo é para maiores de 16 anos.
Já “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”, de uma companhia sedeada em Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco (Brasil), “tem como espaço cénico o universo do mangue, das palafitas, da maré e a diversidade de sujeitos e suas narrativas”. Trata-se de uma encenação criada a partir da vivência do dramaturgo Anderson Leite na comunidade ribeirinha da Ponte do Pina (Recife), “onde o autor e a sua família encontram a subsistência através da pesca artesanal de Marisco e Sururu”. A peça pode ser vista no dia 10 (quinta-feira), às 21h30, também no Auditório Municipal.
A entrada para ambos os espectáculos é livre, sendo o espectador a definir o preço do bilhete, de acordo com as suas expectativas e possibilidades. As reservas podem ser feitas através do mail teatroamadorpombal@gmail.com. A totalidade da bilheteira e outros donativos que venham a ser recolhidos destinam-se na totalidade à aquisição de uma nova viatura para o TAP.