Se estiver a pensar ir às Urgências, telefone antes para a linha SNS24
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-10-30
Desde ontem, dia 29, se recorrer ao serviço de urgência do Hospital de Pombal por sua iniciativa, sem qualquer referenciação médica ou de uma instituição, terá de fazer ali uma chamada para a linha SNS24 a fim de ser encaminhado para o serviço mais adequado. É que Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), onde se insere o Hospital Distrital de Pombal, aderiu ao projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, em vigor desde a passada terça-feira. Lançado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o apoio da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, este projecto consiste num sistema de orientação realizado através da Linha SNS24 (808242424), que encaminha o cidadão, conforme a gravidade, para o centro de saúde ou para o serviço de urgência. Assim, desde ontem, o acesso às urgências hospitalares gerais e pediátrica da ULSRL deve ser precedido de referenciação através de um dos seguintes meios: pelo INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes; pela Linha SNS24; pelos cuidados de saúde primários; por um profissional de saúde médico, com informação clínica assinada; ou por outra instituição de saúde pública, privada ou social.
Esta é uma medida para libertar as urgências para os casos mais graves e emergentes, na medida em que os serviços de urgência hospitalares da ULSRL continuam a ter uma média de 40% de utentes triados com cor verde e azul (pouco e não urgentes). Com a triagem através da linha SNS24, os utentes são encaminhados para o local mais adequado e têm atendimento garantido no centro de saúde, com confirmação da hora, o que evita idas desnecessárias aos serviços de saúde.
O foco da campanha “Ligue Antes, Salve Vidas” é apelar aos utentes para primeiro contactarem a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocarem às urgências. Nesta linha telefónica, está um profissional disponível que faz a triagem e encaminha o utente para os cuidados de saúde mais adequados. O projecto inclui medidas no âmbito da literacia em saúde, que pretendem reforçar a utilização preferencial do contacto com a linha SNS24 como entrada no SNS, permitindo aumentar a satisfação dos utentes e profissionais, pela possibilidade de organização e gestão dos serviços de saúde disponíveis para a resposta à doença aguda, através do encaminhamento adequado.
A sessão de apresentação do projecto, que decorreu no dia 28 de Outubro, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, contou com a presença de representantes dos municípios, das autarquias locais, de vários elementos ligados aos bombeiros e protecção civil, directores de agrupamentos escolares, representantes das dioceses da área de influência da ULSRL e instituições e organizações de âmbito social. O objetivo foi apresentar o funcionamento do projeto e lançar o desafio de passar a palavra para alcançar a finalidade da campanha.