“Santo António em Azul e Branco” o novo livro de Joaquim Eusébio

Escrito por em 2021-12-10

Estudo sobre representação de Santo António em azulejaria de origem portuguesa

“Santo António em Azul e Branco” é o mais recente livro de Joaquim Eusébio, que compila cerca de 500 imagens de representação de Santo António em azulejaria de origem portuguesa, acompanhadas do resultado de uma investigação académica sobre a arte visual representativa deste santo. Um trabalho notável de inventariação e investigação de 11 anos, de relevo para a comunidade científica e o património artístico e religioso.

O livro, apresentado recentemente em Lisboa, sob a chancela do Museu de Lisboa – Santo António e do Centro de Estudos e Investigação de Santo António (CEISA), parte da tese de doutoramento de Joaquim Eusébio, realizada em 2016 e galardoada com o prémio SOS Azulejo em 2017. Tendo como objetivo de investigação apurar se a azulejaria portuguesa fazia uma representação específica da figura de Santo António de Lisboa, diferente da de Santo António de Pádua, Joaquim Eusébio estudou a circulação da imagem do santo entre Lisboa e Itália e realizou um exaustivo trabalho de recolha de imagens dos painéis que representam a figura nos séculos XVII e XVIII, no território português e no Brasil. “Para mim foi verdadeiramente apaixonante ver a circulação da imagem naquela época”, expressa o autor.

A principal conclusão é que não existe diferença significativa entre as representações portuguesa e italiana, com ambas a popularizar a figura. “Santo António é extraordinariamente importante dentro da Igreja, um grande teólogo, grande pregador, mas a arte vai dar um aspeto diferente, o do santo dos milagres. Tudo isto teve a ver com o objetivo de se promover em Itália o local de peregrinação onde o seu corpo estava enterrado, na Basílica de Pádua”, explica Joaquim Eusébio.

O inventário de 324 painéis antonianos fica também compilado em mais de 3500 imagens em arquivo no CEISA, documentando o valor patrimonial da representação antoniana de origem portuguesa, que fica assim ao dispor da comunidade científica. Entre as imagens estão alguns painéis do Convento do Louriçal, de uma capela do interior não aberto ao público. O trabalho desenvolvido entre Portugal, Brasil e Itália contou com o apoio da FCT, que reconheceu o alcance patrimonial e científico do projeto.

O livro direcionado para o grande público, mas também para especialistas, marca o culminar de um projeto profundo de investigação, mas também o mote para que a comunidade científica continue o estudo da representação antoniana na arte visual.

Marcado como

Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background