Roteiro literário em Castanheira de Pera, Pombal e Sertã promove identidade dos territórios
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-02-28
Onze autores nacionais produzem obras literárias inspiradas em estátuas
Afonso Cruz, Miguel Real e Maria do Rosário Pedreira são alguns dos 11 escritores que estão a produzir um roteiro literário inspirado nas estátuas de Castanheira de Pera, Pombal e Sertã, revelou a organização do projeto “5 sentidos” à Lusa.
Com curadoria de Mafalda Milhões, a obra original assume-se como “mapa de narrativas livre” e integra a rota “Olhares e contares do lado de lá”, tendo como premissa as estátuas edificadas em Castanheira de Pera, Pombal e na Sertã. Terminada a fase exploratória, que levou os autores a passar um dia nos respetivos concelhos atribuídos, os 11 escritores estão em fase de produção literária.
Citada pela organização, Mafalda Milhões antecipa que o resultado será uma viagem “guiada pela curiosidade”, um “roteiro poético e emocional”, onde se “confunde a ficção e o real levando os autores a transportarem-se pelos territórios, através do exercício da escrita”.
Afonso Cruz, Cristina Drios e Cristina Taquelim percorreram Pombal, descobrindo a estatuária, história e paisagem, tal como David Machado, Renato Filipe Cardoso e Rosário Pedreira na Sertã. Miguel Manso, Miguel Real, Paulo Moreiras e Pedro Seromenho fizeram o mesmo exercício em Castanheira de Pera. A Álvaro Laborinho Lúcio caberá estabelecer a ponte, combinando no roteiro textos e territórios.
Segundo a curadora, a obra foi pensada como um convite “a estar, ser e sentir os territórios encarando esta trilogia como território único”.
Após a publicação do livro, prevista pela organização “para breve”, será editado também um roteiro de ilustrações baseadas não só nas estátuas, mas também nas narrativas literárias criadas por cada um dos autores.