Requalificação do troço do IC2 entre Meirinhas e Pombal foi consignada
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2025-03-17
A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou, na passada sexta-feira, a empreitada de requalificação do troço do Itinerário Complementar 2 (IC2), com cerca de 12 quilómetros, entre Meirinhas e Pombal. A obra, que será executada pelo consórcio Construções J.J.R. & Filhos, SA e DESARFATE – Construções & Obras Públicas Lda, conta com um investimento de cerca de 17 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, financiado pela União Europeia. O troço a intervir localiza-se no concelho de Pombal e atravessa as freguesias de Meirinhas, Vermoil e Pombal. Inicia-se ao quilómetro 136,700, junto à Zona Industrial de Meirinhas, e termina ao quilómetro 148,500, nas imediações do Estádio Municipal de Pombal.
Em nota de imprensa, a IP adianta que a intervenção que agora arranca prevê a reabilitação integral do pavimento, a construção de nove rotundas e várias meias rotundas, facilitando e disciplinando os inúmeros acessos em condições de segurança desejáveis, contribuindo ainda para uma maior fluidez do tráfego. “Contempla também a melhoria significativa das condições de circulação dos peões, com a construção de uma passagem pedonal em Pombal ao quilómetro 148,600”, lê-se na nota de imprensa. O projecto inclui ainda a requalificação do espaço exterior envolvente para que as acessibilidades e circulação pedonal se façam com segurança, em especial por pessoas de mobilidade reduzida. Serão implementadas medidas de acalmia de tráfego, bem como a instalação de balizas cilíndricas flexíveis e separadores centrais nas zonas com via de lentos, como forma de diminuir a velocidade. A IP explica que a empreitada tem como principais objectivos a “melhoria das condições de mobilidade e segurança rodoviária de todos os utilizadores da via, automobilistas e peões, bem como a promoção da coesão económica e social”.
Para Pedro Pimpão, presidente do Município de Pombal, “este é um momento histórico para a nossa comunidade e até algo emotivo”. Falando na sede da IP, na cerimónia de consignação da obra, o autarca reafirmou que se trata de “um investimento ansiado pela população, que reside no território, mas também pela população que usufrui desta infraestrutura verdadeiramente nacional”. “Estamos a falar de um dos eixos mais frequentados, com o maior fluxo de trânsito a nível nacional, e, portanto, este é um investimento que serve o país na sua globalidade.” Pedro Pimpão disse ainda que a requalificação do IC2 irá “contribuir para a segurança rodoviária”. “Se há investimento que salva vidas, é este investimento”, disse, adiantando que irá ajudar, também, “numa melhor circulação de tráfego”. O autarca aproveitou a ocasião para apelar a quem vai liderar a intervenção para “minimizar ao máximo o impacto na vida quotidiana das populações” durante a execução dos trabalhos” no sentido de “garantir realmente que as pessoas sejam o menos sacrificadas possível”.
O presidente da Câmara abordou igualmente outro dos projectos reivindicados, há muitos anos, para a região: a ligação do IC2 à Auto Estrada do Norte (A1). “Não podia deixar de fazer este apelo, estando aqui na IP, para que deem o maior carinho a esta intenção, que é extremamente necessária”, disse. Assim como a continuidade do projecto de requalificação do IC2 entre Pombal e a Redinha, complementando, desta forma, a intervenção que agora será iniciada no troço entre Meirinhas e Pombal.