Região de Leiria quer plataforma logística em Pombal no Plano Ferroviário Nacional

Escrito por em 2023-03-02

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) quer que o Plano Ferroviário Nacional contemple uma plataforma logística no concelho de Pombal, considerando este um “projecto estruturante para a dinamização do transporte de mercadorias”.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a CIMRL refere que “defendeu, no âmbito da consulta pública do Plano Ferroviário Nacional (PFN), a inclusão da plataforma logística da Região de Leiria/rede de terminal logístico, em Pombal, como projecto estruturante para a dinamização do transporte de mercadorias e no apoio à dinâmica empresarial da região”.

A CIMRL salienta, no documento remetido à tutela, que o objectivo é a “construção da plataforma logística da Região de Leiria, enquanto infra-estrutura de nível regional, que proporcione soluções de logística intermodal, integrada e articulada com o porto da Figueira da Foz, fortemente vocacionada para o tecido empresarial regional”.

“Esta plataforma ira servir toda a Região de Leiria contribuindo para a descida dos custos do processo logístico que, em termos globais, pode ultrapassar os 15% do custo de produção ao nível das pequenas e médias empresas.”, esclarece a Comunidade Intermunicipal, apontando como localização o concelho de Pombal, junto à Linha Ferroviária do Oeste e Auto-estrada 17.

Este espaço teria como serviços “entreposto aduaneiro, depósito temporário e armazém de exportação”.

Na fundamentação da proposta, a CIMRL elenca a “proximidade/acessibilidade a zonas de consumo/produção”, a “estrutura de movimentação de carga já existente” e “de importante infra-estrutura portuária (porto da Figueira da Foz)”,

Acresce a integração com a rede rodoviária nacional (Auto-estrada 17) e com a rede ferroviária nacional (Linha do Oeste).

Com uma dimensão 60 hectares, esta iniciativa tem uma estimativa de investimento, público e privado, entre 50 e 60 milhões de euros, sendo que as entidades promotoras são públicas e operadores privados, apresentando um horizonte temporal de 2030.

Já no âmbito do transporte ferroviário de passageiros, a CIMRL reclama a concretização da nova Linha de Alta Velocidade (LAV) Porto–Lisboa ou a modernização da Linha do Oeste.

“É fundamental a revitalização e modernização da Linha do Oeste, nomeadamente através da dotação, em toda a extensão da linha, de parâmetros técnicos e de qualidade consentâneos com os existentes nos troços já intervencionados”, considera a Comunidade Intermunicipal, que propõe, ainda, a “valorização das estações da Marinha Grande, Leiria, Louriçal e Pombal”.

A CIMRL defende, também, a “criação de um serviço Intercidades Lisboa–Leiria-Figueira da Foz”, que utiliza a Linha do Oeste e no futuro a LAV até Leiria mais Linha do Oeste a norte de Leiria.

Por outro lado, sugere a “ligação da Linha do Norte à Linha do Oeste”, pois “iria ter um conjunto de repercussões significativas na geração de tráfego a norte e sul da região de Leiria”.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background