Região de Leiria apresentou dez propostas aos deputados para o Orçamento de Estado
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-11-13
Autarcas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) reuniram, na passada semana, na Assembleia de República, com os grupos parlamentares do PSD, PS e Chega, e com deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, para apresentarem 10 propostas de intervenção em áreas prioritárias a considerar no quadro da proposta de Orçamento do Estado para 2025.
Na ocasião, os representantes dos municípios apresentaram um documento de trabalho onde caracterizam a Região de Leiria, destacando “a economia diversificada e dinâmica” e o turismo. Foi também identificada a preocupação com “o forte desinvestimento por parte da administração central” nos últimos anos, o que se reflecte “na insuficiência de infraestruturas de transportes e mobilidade, na degradação dos serviços de saúde e educação, e na falta de apoio a políticas de habitação acessível e coesão social”.
Para inverter o registo de desinvestimento público na região, os autarcas apresentaram 10 propostas por áreas prioritárias das Acessibilidades e Mobilidade Sustentável; da Educação e Competitividade; e da Habitação, Saúde e Coesão Social. Das medidas reclamadas, destaque para a proposta de Reavaliação de Portagens e conclusão de eixos rodoviários e ferroviários estruturantes, onde se considere, na proposta de Orçamento de Estado, um artigo específico que promova a isenção das portagens na designada Variante da Batalha – A19 (com 16km que liga a Batalha a Leiria), assim como do actual troço do IC36/A8 (Variante de Leiria e Ligação à Marinha Grande Sul), com características de circular urbana às cidades de Leiria e Marinha Grande. A Ligação IC9/A1 e a Requalificação do IC 8, entre Pombal e Proença-a-Nova, são propostas que se juntam à exigência de investimento na modernização da Linha do Oeste e a antecipação da 2ª fase do TGV Lisboa-Porto para 2026, do troço de ligação entre Soure, Leiria e Carregado (incluindo a estação de Leiria), apenas projectada para iniciar os trabalhos depois de 2030.
Na área de Educação, os autarcas vincaram a necessidade de medidas de atracção e retenção de talentos e expressaram o seu apoio à Criação da Escola Superior de Pombal, no âmbito do desenvolvimento e missão do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). No domínio da Habitação e Coesão Social, foi proposta a criação de um programa de reabilitação de habitação social nos municípios mais necessitados e o incremento dos incentivos à construção de habitação acessível para jovens e famílias de baixos rendimentos.
O reforço dos Serviços de Saúde Primários e de Urgência é também um objectivo prioritário. Neste particular, entre outras medidas, os autarcas da região de Leiria defendem o aumento do número de
profissionais de saúde nos centros de saúde e hospitais dos municípios, com incentivos para médicos e enfermeiros que trabalhem em áreas mais remotas. A criação de um Museu Nacional da Floresta na Marinha Grande, foi outro dos assuntos abordados.
A CIMRL integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Pedrógão Grande e Porto de Mós.