Região Centro inaugurou nova Unidade Móvel de Rastreio de Cancro

Escrito por em 2022-02-04

O presidente da Câmara Municipal de Pombal aproveitou o momento para anunciar “que a autarquia vai, a partir de Abril, assumir novas competências na área da saúde”

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Cancro, 4 de Fevereiro, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) aproveitou a efeméride para inaugurar, junto ao Centro de Saúde de Pombal, uma nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama.

Num investimento de cerca de 350 mil euros, Natália Amaral, secretária-geral da Direcção do LPCC.NRC realça que “o cancro da mama é um relevante problema de saúde, é o mais frequente em Portugal e em todo o mundo e pretende-se com o rastreio fazer um diagnóstico precoce, descobrindo tumores muito pequenos, permitindo assim tratamentos menos mutilantes e menos traumatizantes”.

Esta nova unidade, que se junta à outras oito já em funções, pretende reforçar a recuperação no atraso de diagnósticos, decorrentes do encerramento do rastreio durante 3 meses, em 2020, e de alguma dificuldade de normalização posterior, esclarece a responsável, acrescentando que “neste momento a actividade de rastreio de cancro de mama está normalizada, pelo que urge resolver os atrasos entretanto verificados num mais curto prazo de tempo”.

Já Rosa Reis Marques, presidente do conselho directivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) refere que “a cobertura regional do rastreio do cancro da mama sofreu, em 2020, um decréscimo acentuado”, sendo que “2021 foi um ano de recuperação”. Para este ano, o objectivo passa por atingir “valores pré-pandémicos“.

Ainda durante a cerimónia de inauguração da nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama, Pedro Pimpão enalteceu a escolha do local para a realização da cerimónia, uma vez que “Pombal tem uma comunidade que leva a saúde muito a peito”, que “se mobiliza para esta causa há muito anos e que percebe que uma moeda ou uma nota que sai dos seus bolsos vai contribuir para que tenhamos grandes resultados e que vai contribuir para que a luta contra o cancro seja levada muito a sério”.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal aproveitou o momento para anunciar “que a autarquia vai, a partir de Abril, assumir novas competências na área da saúde”. Desta forma, e num primeiro momento, o “município vai criar o Conselho Municipal de Saúde, um órgão que nos termos da lei visa ajudar-nos, enquanto comunidade, a definir as melhores estratégias numa perspectiva de colaboração e integração dos vários serviços, para definirmos as melhores estratégias para o futuro e para continuarmos a servir cada vez melhor as pessoas, que é por elas que trabalhamos”.

“Tenho a certeza de que este Conselho Municipal de Saúde vai ser um fórum para continuarmos a aprofundar o trabalho que temos vindo a desenvolver”, garante o autarca.

 


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background