Reciclagem cresce 4% em 2023 na região de Leiria
Escrito por RCP Informação em 2024-04-17
A Valorlis, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos na região de Leiria, registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro face a 2022. A empresa, cujo trabalho compreende os municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, recolheu um total de cerca de 17 mil toneladas de resíduos durante 2023.
Dos materiais recolhidos, destaca-se o aumento do papel e do cartão em 8%, e uma subida percentual de embalagens plásticas/metálicas/ECAL de 3%. Já o vidro manteve-se em valores semelhantes aos observados no ano anterior. A estes materiais acresce o envio para reciclagem de outros materiais recebidos, como equipamentos elétricos e eletrónicos, verdes, sucata e madeira, que em 2023 resultaram num total de 691 toneladas.
Marta Loia Guerreiro, administradora executiva da Valorlis, nota que estes resultados refletem o compromisso dos munícipes da área de atuação da empresa com a a causa da reciclagem e garante que “é um esforço conjunto que pretendemos continuar a potenciar”.
A rede de intervenção da Valorlis abrange atualmente perto de 2 mil ecopontos e responsabiliza-se pela recolha porta a porta em estabelecimentos comerciais e serviços, promovendo ainda programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e instituições.
Um destes programas, a campanha “Toneladas de Ajuda”, está aberto a inscrições até dia 30 de abril. Associações ou Instituições sem fins lucrativos e com intervenção, apoio ou resposta de natureza social podem entregar os seus resíduos recicláveis na Unidade de Triagem da Valorlis, nos ecocentros de Batalha/Porto de Mós, Pombal e Ourém, ou ainda solicitar uma recolha à Valorlis.