Quinteto de sopros desenvolve versão participativa de “Pedro e o Lobo” em Pombal

Escrito por em 2022-08-20

Um quinteto de sopros está a criar em Pombal uma versão de “Pedro e o Lobo”, que envolve o público no processo criativo, com um formato de apresentação original, anunciou o município.

Durante este mês, um grupo de música de câmara constituído por cinco instrumentistas profissionais desenvolve uma residência artística na Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, para recriar a obra de Sergei Prokofiev.

A intenção é incorporar na história “uma paisagem e uma comunidade através de uma narrativa interdisciplinar contemporânea”, avançou o município de Pombal em comunicado.

A direcção artística do projecto está a cargo da Associação de Artes Ideias Ousadas, participando na história a flautista Ana Domingues, que será o passarinho da história, enquanto a oboísta Sofia Brito interpreta a pata, a clarinetista Daniela Massano fará de gato, o fagotista José Domingues assume o papel de avô e o trompista Sebastião Reis veste a pele de lobo. A narração está a cargo de Ana Cabral.

De acordo com a Lusa, nesta nova abordagem a “Pedro e o Lobo” pretende-se fazer chegar às famílias a música e a história com “um sentido de intimidade”, criando “uma aproximação através de cada instrumento ao representar uma personagem distinta e visualmente clara”.

Segundo a Ideias Ousadas, este é um projecto que “procura levar directamente às pessoas a música erudita e musicalidade na sua expressão mais artística, despertando a imaginação”.

A residência termina no final de Agosto com “uma apresentação como experiência emocional colectiva de um espaço comum”, destinada a utentes da Santa Casa da Misericórdia de Pombal.

O projecto estende-se depois até às escolas do concelho, no dia 28 de Setembro, estando ainda prevista uma apresentação para famílias na Casa Varela no dia 01 de Outubro.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background