Projeto “Colmeia” regressa a Pombal
Escrito por RCP Informação em 2024-05-07
A Companhia de Teatro de Leiria, o Leirena, está de regresso a Pombal no mês de maio para apresentar o projeto “Colmeia”. Com direção artística de Frédéric da Cruz Pires, o espetáculo conta com a participação da comunidade escolar.
Através do “Colmeia”, um projeto teatral de intervenção, os jovens artistas vão tratar o tema proposto para este ano, que é a “Liberdade”. Sob orientação da equipa de atores do Leirena, alunos do concelho vão aprender a realizar espetáculos originais, numa residência artística com duração de uma semana. Com base na identidade cultural de cada grupo envolvido, é criada uma peça de teatro, abordando vários processos criativos. A companhia de teatro é responsável por toda a implementação e execução do projeto.
A iniciativa visa envolver as comunidades locais no processo criativo do teatro, com o objetivo de formar públicos e descentralizar a cultura, não só em Portugal mas também no estrangeiro. Em setembro deste ano, o Leirena vai juntar-se à comunidade portuguesa em Riade, na Arábia Saudita, para criar um novo espetáculo.
Estão envolvidas no “Colmeia” 20 turmas de 1.º ciclo do ensino básico, oriundas de 12 centros escolares e escolas básicas do município.
As residências começaram no dia 30 de abril e vão decorrer até ao dia 31 de maio.
No dia 3 de maio teve lugar a apresentação, na sala de espetáculos do Teatro Cine, da turma da escola dos Vicentes, a turmas de 3.º e 4.º ano da escola do Barrocal e a turma do 3.º ano do centro escolar do Louriçal. As próximas apresentações decorrerão no Salão Paroquial da Guia (dia 10 de maio às 18h30), no Teatro-Cine de Pombal (dia 19 às 16h30), no Salão Paroquial de São Simão de Litém (dia 24 às 18h30) e no Teatro-Cine de Pombal (dia 31 às 18h30).