Projecto “Serão com Avós” quer embalar idosos institucionalizados da região de Leiria
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-04-21
O projecto será concretizado este ano em dez instituições, lares ou unidades de cuidados continuados, de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém
A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) quer embalar ao adormecer “idosos institucionalizados em cinco concelhos da região”, com a iniciativa “Serão com Avós”.
Nas sessões nocturnas, não haverá interacção ou diálogo, apenas poesia, histórias, música que lhes vai chegar quando já estão para adormecer”, explica a coordenadora de projectos da SAMP, Raquel Gomes.
A SAMP explica, em nota, que o “Serão com Avós” é uma iniciativa de “intervenção através da arte, que actua junto de idosos institucionalizados dos municípios envolvidos, que proporcionará momentos de fruição artística de qualidade antes e durante o adormecer dos intervenientes, promovendo um estado de relaxamento necessário, acalentando o sono”.
A organização adianta que a proposta surgiu no seguimento do programa “Novas Primaveras” (SAMP dedicado à terceira idade e cuidados paliativos), no qual os profissionais, “ao conversarem com alguns intervenientes, perceberam que o momento que antecede o sono é, por vezes, algo tenso, sendo que a maioria das pessoas se encontra num estado de maior sensibilidade, no qual o medo da morte, a solidão e até certas memórias perturbam a qualidade do sono”.
“Serão com Avós” será concretizado este ano em dez instituições, lares ou unidades de cuidados continuados, de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.
Cada instituição terá três sessões artísticas, quando os idosos já se encontrarem nas suas camas, mesmo antes de adormecer.
A SAMP adiantou que estes momentos vão ser executados por três profissionais ligados a diferentes áreas artísticas, sendo um deles sempre da área da música. Dois são artistas da SAMP e o terceiro será do município visitado.
Cada instituição vai também usufruir de um momento artístico ao início da manhã, a “Alvorada”, sessão que vai “permitir uma interação direta entre os idosos, os seus cuidadores e os profissionais artísticos, bem como oportunidades de avaliação de impacto que permitam perceber os benefícios inerentes à implementação deste projecto”.
Raquel Gomes esclareceu que em Junho vão ser iniciados os contactos com as instituições.
“Até lá, estamos a contactar as autarquias para nos sinalizarem as instituições”, duas por concelho, sendo que a partir de Setembro as intervenções começam, referiu.
“Serão com Avós” foi uma das propostas seleccionadas para receber financiamento da Câmara de Leiria, ao abrigo da Rede Cultura.