Presidente de Câmara de Pombal defende plataforma logística regional no Carriço
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2023-05-09
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, defende a instalação de uma plataforma logística na freguesia do Carriço, enquanto infra-estrutura de nível regional que proporcione soluções de logística intermodal, integrada e articulada com o Porto da Figueira da Foz.
O projecto, inserido no ciclo de financiamento do Portugal 2030, em estreita articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), prevê ocupar uma área de 60 hectares, junto à Linha do Oeste e da auto-estrada 17 (A17), com uma estimativa de investimento, público e privado, entre 50 e 60 milhões de euros, sendo que as entidades promotoras são públicas e operadores privados.
Segundo o autarca, a infra-estrutura, fundamental para a dinamização de transporte de mercadorias e no apoio à dinâmica empresarial da região, propiciará as condições para a promoção da interoperabilidade e intermodalidade rodoviária/ferroviária e constituir-se-á como o factor de robustecimento de competitividade para as exportações portuguesas, com inequívocos ganhos ambientais, por via da descarbonização da economia.
Pedro Pimpão falava, na passada sexta-feira (5), durante a sessão de abertura da tradicional Feira dos 7 que decorreu durante três dias, numa iniciativa da Junta de Freguesia do Carriço, com o envolvimento das instituições e associações locais. “Um evento de afirmação e valorização do nosso território e das suas potencialidades”, considerou.
O autarca aproveitou, ainda, para destacar alguns investimentos públicos realizados e previstos para aquela freguesia. “Para além da aposta no alargamento da rede de saneamento básico e ampliação do cemitério e beneficiação da zona envolvente, na ordem dos 200.000 euros”, Pedro Pimpão referiu-se ao projecto de construção de passeios e infra-estruturas no troço da EN109 que atravessa a sede de freguesia, para “garantir a segurança rodoviária, num investimento superior a dois milhões de euros”.
Agradecendo “todo o carinho e apoio sentido pelas gentes do Carriço, estamos juntos e empenhados em valorizar o nosso território e aumentar os factores de atractividade para haver mais pessoas a escolherem investir e viver no nosso concelho”, concluiu.