Pombalense João Ribeiro pinta mural na ilha da Reunião
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-03-20
Por intermédio do Festival Sete Sóis Sete Luas, a arte do pombalense João Ribeiro pode agora ser vista numa ilha do Oceano Índico. O artista plástico, natural de
Almagreira, encontra-se neste momento a pintar um mural na ilha da Reunião, um departamento ultramarino francês situado perto de Madagáscar, ao largo da costa leste do continente africano. O mural está a ser executado no Centro Cultural de Léspas, na cidade de Saint Paul.
De 23 anos de idade, João Ribeiro estudou Artes Visuais na Escola Secundária de Pombal onde, entre outros trabalhos, pintou as paredes dos corredores da ala pediátrica do Hospital Distrital de Pombal, em conjunto com colegas de curso. Estudou na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (Politécnico de Leiria), na licenciatura de Artes Plásticas. Actua sobretudo em pintura mural e pintura em tela, tendo como eleição a utilização de sprays e acrílicos a pincel.
O Festival Sete Sóis Sete Luas é uma rede cultural composta por 30 cidades, entre as quais Pombal, de 12 países diferentes: Brasil, Cabo Verde, Croácia, França, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Eslovénia, Espanha , Tunísia e Turquia. Celebra este ano a sua 32ª edição, desenvolvendo os seus projetos na área da música popular, étnica, tradicional e das artes plásticas, promovendo também o intercâmbio entre artistas e permitindo que artistas plásticos ultrapassem as suas fronteiras e mostrem a sua arte noutros países. Em Pombal, o festival é responsável por vários murais que podem ser vistos na cidade.
fotos: CM Pombal