Pombal quer desconstruir estereótipos com ‘Plano para Igualdade e Não Discriminação’

Escrito por em 2022-06-29

A secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, presidiu esta terça-feira, 28 de Junho, à sessão de apresentação pública do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND). Um documento estratégico que está alinhado com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas para 2030 e surge no âmbito da territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030.

A construção do PMIND assentou num diagnóstico de género, que permitiu pensar e desenhar em conjunto – num processo participado – acções que visam orientar a acção do Município de Pombal para políticas públicas promotoras da Igualdade e da Não Discriminação.

O documento pretende ser uma base estratégica com vista à promoção da igualdade de género e dos direitos humanos e de cidadania, bem como à construção de uma sociedade mais junta, equilibrada e igualitária, onde todos tenhamos e possamos efectivamente exercer os mesmos direitos, independentemente da identidade de género, orientação sexual, religião, língua, território de origem, convicções políticas ou ideológicas, escolaridade, situação económica ou condição social.

O Município de Pombal assume assim um papel central na desconstrução de estereótipos de género, enraizados na nossa sociedade, fruto de anos de uma visão demasiado centrada no papel do homem, relegando, não raras vezes, para um plano secundário, o papel das mulheres nos vários domínios e sectores da sociedade, daí que esta estratégia possa contribuir para incentivar uma maior participação, dignificação e valorização das mulheres nos vários domínios de actividade no seio da nossa comunidade.

Na sua intervenção, a secretária de Estado da Igualdade e Migrações, teceu os maiores elogios ao documento, considerando ser um Plano muito bem elaborado, tendo referido Pombal como um exemplo a seguir pelo trabalho desenvolvido naquele âmbito.

“Pombal foi considerado um município de mérito social e ontem presenciamos mais um momento impactante que contribui para consolidar esta nossa rede de motivação e empenho na construção de uma sociedade onde saibamos respeitar as nossas diferenças e consigamos promover a igualdade de oportunidades”, considera o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão.

Esta sessão encerrou com um apontamento musical pela jovem Marina, uma criança refugiada, vítima da guerra na Ucrânia, acolhida na cidade


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background