Pombal quer captar mais de 1,4 milhões na plataforma de reconstrução

Escrito por em 2026-04-11

Mais de 1,44 milhões de euros em projectos localizados no concelho de Pombal entraram em fase de financiamento na plataforma colaborativa de reconstrução da Região Centro, que disponibiliza um total de 37 iniciativas para apoio de cidadãos, empresas e instituições. Entre elas, oito dizem respeito directamente a intervenções no território pombalense, abrangendo espaços comunitários, equipamentos desportivos, áreas naturais e respostas sociais.

De acordo com a Estrutura de Missão “Reconstrução da Região Centro do País”, “entrou a 1 de Abril, em fase de financiamento o primeiro conjunto de projectos submetidos à plataforma de financiamento colaborativo”, composto por “37 projectos, já integralmente instruídos e validados”.

No caso de Pombal, o conjunto de candidaturas totaliza 1.440.500 euros, com destaque para três projectos do Município: “Arunca Vivo: Recuperar, adaptar e criar um Corredor de Natureza para Todos”, no valor de 835.000 euros; “Os gigantes não morrem — transformam-se”, com 300.000 euros; e “Memórias que Florescem: A Mata do Castelo Reencontrada”, orçado em 75.500 euros.

Integram ainda esta lista o projecto “Recuperar o campo da nossa comunidade após a tempestade”, da Junta de Freguesia das Meirinhas (94.500 euros), “SAÚDE PERTO”, do Instituto Politécnico de Leiria em Pousadas Vedras, Pombal (87.000 euros), e “Não deixamos ninguém para trás”, da Associação da Cumieira (27.000 euros).

No concelho surgem também iniciativas de menor dimensão, mas com impacto local directo, como “Reerguer o Campo das Lagoas após a Tempestade Kristin”, do Grupo Desportivo da Ilha (11.500 euros), e “Reconstruir o mais belo Anfiteatro Natural: Parque de Lazer da Ilha”, promovido pela Junta de Freguesia da Ilha (10.000 euros).

A Estrutura de Missão refere que “qualquer cidadão ou entidade pode apoiar directamente um projecto, no montante que entender”, sendo o contributo feito “sem quaisquer comissões associadas” e podendo assumir carácter identificado ou anónimo. A submissão de novas candidaturas mantém-se aberta, com publicação prevista em ciclos quinzenais.

 


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background