POMBAL: Praia do Osso da Baleia volta a receber “Qualidade de Ouro”
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-06-01
O galardão surge depois de a Associação Bandeira Azul da Europa ter distinguido a Praia do Osso da Baleia, com a Bandeira Azul, pelo 19º ano consecutivo
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu, mais uma vez, o Galardão Qualidade de Ouro à praia do Osso da Baleia, distinguindo a qualidade da água balnear daquela que é a única praia do concelho de Pombal.
Para receber a classificação de Praia com Qualidade de Ouro em 2022, a Quercus avaliou vários critérios, como a qualidade da água “excelente” nas últimas quarto épocas balneares; a ausência de qualquer tipo de ocorrência/ aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia, durante a última época balnear, bem como os resultados de todas as análises realizadas igualmente no Verão do ano passado.
O Galardão Qualidade de Ouro surge depois de a Associação Bandeira Azul da Europa ter distinguido a Praia do Osso da Baleia, com a Bandeira Azul, pelo 19º ano consecutivo, sublinhando o “excelente desempenho na época balnear de 2021, que requereu um envolvimento e um empenho excepcional no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável”.
Outras trinta praias da região de Leiria recebem este ano a classificação de “Qualidade de Ouro”, atribuída pela associação ambientalista Quercus. No total são mais quatro do que no ano passado, tendo saído quatro e entrado oito na lista divulgada esta terça-feira.
Algumas das praias que tinham perdido a distinção no ano passado voltaram a integrar a listagem, como são os casos das praias Pedras Negras e Praia Velha, ambas no concelho da Marinha Grande, Pedrógão Sul e Pedrógão Centro, em Leiria, e Nazaré.
Idêntica classificação foi também atribuída às praias de Vale de Janelas, em Óbidos, e a duas praias interiores: Ana de Aviz, em Figueiró dos Vinhos, e do Cabril, em Pedrógão Grande.
Entre as saídas, contam-se as de S. Pedro de Moel, na Marinha Grande, Praia d’El Rei e Rei do Cortiço, em Óbidos, e Porto de Areia Sul, em Peniche A nível nacional, foram distinguidas 440 praias, um “valor recorde na história deste galardão”, destaca a Quercus. No total, contam-se mais 47 praias face ao ano passado, tendo a região Centro registado a maior subida (mais 23 praias).
Além de 359 praias costeiras e nove de transição, foram também contempladas 72 zonas balneares interiores, um “número inédito”, segundo a associação.
De acordo com os critérios definidos em 2022, explica a Quercus em comunicado, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” têm de ser respeitados alguns parâmetros, nomeadamente a qualidade da água “excelente” nas últimas quatro épocas balneares (de 2017 a 2020), além de na última época balnear não ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.