Pombal: Levantamento biológico na Mata do Urso

Escrito por em 2022-10-07

As três lagoas da Mata do Urso na freguesia do Carriço vão ser alvo, de sexta-feira a domingo, de um ‘bioblitz’, levantamento biológico na tentativa de registar o número máximo de espécies.

“O ‘bioblitz’ está integrado num programa de residências científicas sob a coordenação científica da bióloga Ana Marta Costa e do ecólogo Jael Palhas e idealizadas pelo arquitecto paisagista Ricardo Camacho e por um grupo de cidadãos locais representados pelo Luís Couto e a investigadora Gabriela Marques”, anunciou a organização.

Esta actividade é apoiada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e é promovido pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Oeste Independentes.

“O objectivo prioritário deste projecto é implementar um plano de restauro de ecossistemas, em ambiente terrestre e marinho”, acrescentou. Com a iniciativa, “pretende-se ainda a realização de actividades com a comunidades científica e local para reconhecimento de habitats, espécies e tradições, nomeadamente através da colecção de fotografias antigas e outros objectos da memória passada e captação de um arquivo oral de descrições e memórias do local e a actividades de gestão activa da conservação da natureza e da biodiversidade”.

O responsável admite que “as três lagoas da Mata do Urso na Freguesia do Carriço, Lagoa dos Linhos, Lagoa de São José e Lagoa das Corrente, são uma área de interesse para conservação e de acordo com as diferentes agendas de âmbito internacional, europeu e nacional deve ser estudada e preservada”. Assim, esta abordagem “é relevante para a salvaguarda da biodiversidade e a mitigação dos impactos das alterações climáticas, integrando uma rede estrategicamente planeada de zonas naturais e seminaturais, concebida para prestar uma ampla gama de serviços ecológicos”.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background