Pombal já acolheu 121 refugiados oriundos da Ucrânia
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-04-02
Do grupo, um bebé de sete meses é o refugiado mais novo e o mais velho tem 78 anos
O concelho de Pombal já acolheu 121 refugiados da Ucrânia no âmbito do Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana, segundo dados divulgados à agência Lusa pelo município.
Segundo informação da Câmara Municipal, dos 121 refugiados oriundos da Ucrânia, 116 são ucranianos e os restantes apresentam nacionalidade da Índia, Paquistão e Bangladesh. Neste grupo, há 77 adultos e 44 menores de 18 anos, sendo a esmagadora maioria mulheres. A maioria tem formação a nível secundário ou superior.
A autarquia presidida por Pedro Pimpão adiantou que 83 refugiados ficaram instalados através da sua rede de apoio, familiares ou amigos, enquanto os restantes 38 estão em espaços cedidos pela Câmara, juntas de freguesia e associações, distribuídos por Pombal, Vila Cã e Carriço.
Do grupo, um bebé de sete meses é o refugiado mais novo e o mais velho tem 78 anos, ainda de acordo com a autarquia, pelo menos 19 menores já estão em integração pré-escolar ou escolar.
Pombal dispõe ainda de um centro de recolha de bens, com apoio das lojas sociais, resultado da solidariedade da sociedade civil, para responder às necessidades dos refugiados que chegam, mas também para envio de ajuda para a Ucrânia.
À Lusa, a vereadora Catarina Silva, que tem, entre outros, o pelouro da Imigração, Integração e Inclusão, explicou que “uma das maiores dificuldades está relacionada com a finalização do processo de legalização destes cidadãos, no sentido da obtenção dos respectivos números da Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde e fiscal, que lhes permita mais rapidamente aceder a apoios sociais e a emprego”.
“Era importante que este processo fosse mais rápido e mais ágil”, defendeu Catarina Silva.
Segundo a vereadora, esta comunidade “está disponível para trabalhar, mesmo que não nas respectivas áreas de formação, porque tem este desejo de ser autónoma e de ter rendimento”.
“Embora não saibam quando vão regressar, mas muitos querem regressar, querem trabalhar e ser úteis”, acrescentou a autarca.
Em 9 de Março, o Município de Pombal anunciou a criação do Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana, para garantir condições de acolhimento a deslocados da guerra. O Gabinete de Acolhimento à Comunidade Ucraniana no município de Pombal disponibiliza uma linha de apoio, que funciona através do número 236 210 578 e pelo ‘e-mail’ sos-ucrania@cm-pombal.pt, para esclarecer direitos e benefícios a que os migrantes têm acesso, servindo igualmente para apoio psicológico.