Pombal Independentes realiza actividade ambiental em lagoas da Mata do Urso
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2025-02-05
Neste sábado, dia 8, o movimento Pombal Independentes volta a organizar uma actividade ambiental nas lagoas da Mata do Urso, de forma a lembrar o Dia Internacional das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de Fevereiro. A actividade vai consistir na plantação de árvores junto às lagoas, no controlo de plantas invasoras (sobretudo acácias e erva das pampas) e na sensibilização para a importância da preservação das Zonas Húmidas. A organização diz ter o objectivo de chegar às 25 mil árvores plantadas em quatro anos, na Mata do Urso e Pinha de Leiria, sendo que a contagem actual vai nas 23.600.
O movimento Pombal Independentes recorda que o dia 2 deste mês é o Dia Internacional das Zonas Húmidas e que, nos últimos anos, tem trabalhado na preservação das lagoas da Mata do Urso. “A inclusão no Plano Plurianual de Investimentos da Câmara Municipal de Pombal do Centro de Interpretação Ambiental da Mata do Urso e a inclusão na discussão pública representam algumas vitórias, mas não é suficiente. Esta ação pretende contribuir para a preservação da área envolvente da Lagoa dos Linhos e chamar à atenção também para a Lagoa de São José (onde se concentra a parte mais importante e de intervenção urgente) e Lagoa das Correntes que são um importante recurso ambiental e de biodiversidade”, diz o movimento. Outra das pretensões é de que aquela zona seja classificada como reserva municipal.
O ponto de encontro é na Lagoa dos Linhos, na freguesia do Carriço, pelas 9 horas. Os interessados em participar podem inscrever-se através do telemóvel 969228477 ou pelo email couto_santos@live.com. A organização sugere que levem água, um pequeno reforço, luvas, roupa e calçado adequado, podoa e serrote para quem pretende fazer descasque de acácias e boa disposição.