Pombal: “Incêndios que estão a atingir o concelho estão a complicar-se”
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-07-13
Devido a diversos reacendimentos, associados também às condições meteorológicas severas, “com a agravante da insuficiência de meios, os incêndios que estão a atingir o concelho de Pombal estão a complicar-se”, designadamente nas freguesias de Abiul e Redinha.
Em nota de imprensa, a autarquia reforça “o apelo às populações das aldeias atingidas para que mantenham a calma e sejam vigilantes, evitando comportamentos de risco”, onde “todos devem cumprir escrupulosamente as orientações das autoridades de segurança e protecção civil que se encontram no local, tendo como principal prioridade a protecção das pessoas”.
Num balanço provisório efectuado na manhã desta quarta-feira, 13 de Julho, “estima-se que a área ardida seja superior a 1600 hectares, registando-se inúmeras habitações destruídas e várias localidades sem fornecimento de energia eléctrica”, avança.
A edilidade explica que por essa altura “havia a contabilização de cinco feridos civis, um com gravidade, e sete operacionais feridos, devido essencialmente a golpes de calor e exaustão”, sendo que “alguns regressaram já ao teatro de operações”.
De acordo com a mesma nota, “pernoitaram no espaço de acolhimento, instalado numa escola da cidade de Pombal, 51 pessoas, tendo já três regressado às suas habitações”. Nas instalações de uma instituição de solidariedade social de Vila Cã pernoitaram seis pessoas.