Pombal: Fogo de Vale da Pia é o que mais preocupa os bombeiros

Escrito por em 2022-07-13

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Vale da Pia, no concelho de Pombal, era às 07:00 de hoje o fogo que mais preocupava os bombeiros, segundo o comandante Paulo Santos, da protecção civil.

“A esta hora há vários incêndios que preocupam os bombeiros. Temos dois em Leiria, um em Vale da Pia, que tem 469 operacionais, com 129 veículos, e o da Caranguejeira que está a ser combatido por 358 operacionais, com 108 veículos”, disse à Lusa o comandante Paulo Santos.

Num ponto de situação feito à Lusa cerca das 07:00, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), destacou também o incêndio que deflagrou em Gambelas, na freguesia de Montenegro, no distrito de Faro, às 23:30 e que mobilizava 172 operacionais, com o apoio de 64 veículos.

“Preocupam igualmente os incêndios da Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, que estão em fase de resolução desde as 03:00. Nestes locais que têm uma vasta área e vários pontos quentes, permanecem fortes dispositivos. Durante a noite ocorreram várias reactivações, mas não temos informação de feridos durante a noite”, disse.

O oficial da ANEPC disse também que vai ser feita uma avaliação junto dos teatros de operações para fazer um balanço do combate durante a noite e nas próximas horas devem ser activados meios aéreos para ajudar no combate.

Às 07:20, mais de dois mil operacionais combatiam 46 incêndios – entre fogos em curso, resolução e conclusão – em Portugal continental, com o auxílio de 785 veículos.

Dezasseis dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja vão estar até às 00:00 de quinta-feira sob aviso vermelho devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

A circulação rodoviária no Itinerário Complementar 2 (IC2), em Leiria, cortada na terça-feira devido aos incêndios na região, foi restabelecida, segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR).

O incêndio na Caranguejeira tinha obrigado ao corte da Auto-estrada 1 (A1) em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do IC2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

O troço da A1 foi reaberto pouco depois da 01:30, enquanto a circulação rodoviária no IC8 foi restabelecida pelas 04:00, informou fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

De acordo com a GNR de Leiria, às 07:40 estava cortada a Estrada Nacional (EN) entre Lagoa da Pedra e Memória.

 


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background