Pombal e Biscarrosse celebraram 40 anos de geminação
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-07-30
Foi no passado sábado, dia 27 de Julho, que os municípios de Pombal e Biscarrosse assinalaram os 40 anos de geminação. A sessão solene aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, no mesmo dia, foi inaugurada uma escultura, na Avenida de Biscarrosse, para marcar a data. Estes momentos contaram com a presença de uma comitiva de Biscarrosse, liderada pela Maire Hélène Larrezet, com o grupo folclórico local e das famílias pombalenses de acolhimento, que integram a Associação Amigos Pombal – Biscarrosse, liderada por Elisabete João (Pombal) e Bernardino Ferreira (Biscarrosse).
Durante a sua intervenção na sessão, o Presidente da Câmara Municipal garantiu que Pombal “está pronto para elevar esta geminação a novos patamares, partilhando experiências, estreitando laços em diferentes áreas e buscando candidaturas conjuntas a fundos europeus transnacionais, para enfrentarmos juntos os desafios que surgirem”. Para Pedro Pimpão, a cooperação é também uma “homenagem à nossa diáspora, aos milhares de pombalenses que partiram em busca de melhores condições de vida, sem nunca esquecerem a sua terra natal, o seu berço feliz”. Considerando-a como “um símbolo da nossa amizade duradoura e do nosso compromisso contínuo”, Pedro Pimpão referiu que o monumento escultórico representa uma árvore, “o que significa que as raízes desta geminação são fortes e profundas”, mas também significa que “a árvore dá frutos”, sendo que “estes frutos são os valores da amizade e do companheirismo”.
A Maire Hélène Larrezet agradeceu o acolhimento e manifestou que o seu coração “também já bate por Pombal”. Lembrou os autarcas anteriores que consolidaram esta ligação entre os dois municípios, desde Guilherme Santos a Diogo Mateus, e deixou desde já o convite para uma comitiva pombalense estar presente no próximo ano, em Biscarrosse, para assinalar também os 40 anos da geminação. A autarca agradeceu também a iniciativa de ter sido entronizada na Confraria do Bodo, juntamente com o seu chefe de gabinete, Karim Kenoudi, e Bernardino Ferreira, pombalense a residir em Biscarrosse e um dos mentores da geminação. Considerou uma honra estar entre o primeiro grupo de pessoas não portuguesas nem pombalenses a fazerem parte da Confraria.