Pombal direciona celebrações dos 50 anos do 25 de Abril aos jovens

Escrito por em 2024-04-26

Ontem, no 50º aniversário do 25 de Abril, Pombal abriu as celebrações da data com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho focada nos jovens, a quem foram direcionadas múltiplas atividades da programação das comemorações ao longo das últimas semanas, contando com o envolvimento ativo dos três agrupamentos de escolas do concelho.
Na cerimónia, que decorreu durante a manhã, Luís Marques, Comissário das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Pombal, afirmou que é da responsabilidade das gerações que viveram a Revolução manter viva a memória deste momento histórico e assegurar a transmissão do seu legado às camadas mais jovens da sociedade portuguesa. Para o Comissário, esta é uma “condição para garantir uma sociedade aberta, livre e tolerante, sem a qual não há desenvolvimento e muito menos progresso”. Admite também que “não atingimos ainda a sociedade prometida pela revolução dos cravos”, deixando claro que, apesar de os jovens se mostrarem favoráveis e fieis aos ideais de Abril, “são aqueles que mais dúvidas assumem sobre a realidade que vivem e o futuro que os espera”. Finalmente, frisou que esta geração, ainda que bem preparada, “precisa de respostas, precisa de oportunidades, precisa de empregos qualificados, [e] precisa de não ter de emigrar para se sentir realizada”.
Para encerrar a sessão, o Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Mota Pinto, destacou o papel da Revolução dos Cravos na promoção da liberdade, mas asseverou que existem ainda muitos desafios no desenvolvimento, na construção da riqueza, no equilíbrio do território, e na consolidação da democracia, e lamentou a falta de participação dos portugueses na vida política do país. Segundo Pinto, “a política faz-se, como toda a ação humana, para o futuro em cada dia, não só pelos representantes eleitos ou pelos políticos. É tarefa da cidadania e esse futuro é uma tarefa de cada dia”.
A sessão abriu espaço à participação de André Ramalhais (Bloco de Esquerda), Tiago Mota (Iniciativa Liberal), Daniela Martins (Juventude Comunista), Francisco Constantino (Juventude Popular), Marisa Ferreira (Juventude Socialista), José Eduardo (Juventude Social Democrata), Raquel Marques (Movimento Oeste Independente) e Cristelle Santos (Jovem Autarca de Pombal), para representar o posicionamento dos jovens sobre a herança do 25 de Abril.
Após a cerimónia, que incluiu uma atuação do Coro Municipal Marquês de Pombal, foi inaugurada a exposição “Fotografias que fizeram história” e a instalação de rua “Cravos e Liberdade”, com um momento musical da Tuna da Universidade Sénior de Pombal.
Para assinalar a dia, foi organizada a iniciativa Brincar de Rua para os mais novos. Entre as 10h e as 18h no Jardim das Tílias, junto ao edifício da Câmara Municipal, houve insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, e o cantinho da leitura.
Marcado como

Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background