Pombal: 400 mil euros para requalificar área da Zona Industrial da Formiga
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-05-31
Vai avançar a primeira fase da requalificação da Zona Industrial da Formiga. A obra foi aprovada na última reunião de executivo, num investimento de 400 mil euros.
A abertura do respectivo procedimento concursal aprovado vai permitir uma intervenção na Rua da Indústria, uma via que, segundo a nota de imprensa da Câmara de Pombal, se encontra com um défice de infra-estruturas, de uma forma global, assim como com a necessidade de melhoramento e reestruturação de toda a pavimentação, quer dos arruamentos, quer ao nível dos passeios de circulação pedonal.
Este projecto pretende ainda “redesenhar a rede viária” e a sua “infra-estruturação”, assim como “valorizar e garantir o rigor e harmonia, visual e funcional de toda a zona industrial”. Sendo que, a intervenção neste arruamento consiste na “total requalificação da rede viária, dado o seu mau estado actual, e requalificação dos passeios, que em alguns pontos são inexistentes”.
Segundo a autarquia, para a rede viária, o “projectista optou por uma via de oito metros de largura, mantendo na generalidade, o perfil actual”. No entanto, proceder-se-á à regularização dos passeios e à disciplina do estacionamento automóvel, mantendo as árvores existentes. O objectivo é “encontrar o equilíbrio entre as necessidades de circulação e manobra de veículos pesados e circulação pedonal, com a limitação da área disponível para a intervenção”.
Nos entroncamentos com os arruamentos adjacentes foram definidos os limites da intervenção, tendo em conta os alinhamentos dos passeios existentes de forma a colmatar esta fase dos trabalhos com a situação actual, mas deixando já preparada a base para dar continuidade para as futuras intervenções nos restantes arruamentos”, refere ainda em comunicado.
A zona de intervenção ficará, assim, dotada de novas infra-estruturas, nomeadamente ao nível da rede de abastecimento de água pública, rede de drenagem de águas pluviais, rede de esgotos domésticos, rede viária, passeios, sinalização vertical e horizontal.
Também as redes de distribuição de iluminação pública e telecomunicações serão requalificadas.