Plutónio, The Gift, Gisela João, Resistência e Bonga nas Festas do Bodo
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2023-06-19
As Festas do Bodo, em Pombal, vão contar com 40 agentes culturais entre 27 de Julho e 01 de Agosto, com destaque para os artistas Plutónio, The Gift, Gisela João, Resistência e Bonga.
O programa conjuga “a tradição com a inovação” e inclui espectáculos, exposições, diversões, cultura e tradição, desporto e actividades económicas, anunciou a Câmara de Pombal.
Entre as diversas propostas, realce para os cabeças-de-cartaz que vão actuar no palco principal, no largo do Arnado. Por lá passam a Filarmónica Ilhense com FF (27 de Julho), Plutónio (28 de Julho), The Gift (29 de Julho), Gisela João (30 de Julho), Resistência (31 de Julho) e Bonga (01 de Agosto).
Segundo nota do município, que cita o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, uma das novidades deste ano é o Bodo das Freguesias, que pretende “envolver todas as freguesias do concelho, para que todos os munícipes se identifiquem com as Festas do Bodo”.
Também o centro histórico receberá actividades este ano, “correspondendo a um desígnio antigo de integrar a dinâmica cultural do Bodo” nessa zona da cidade.
Além disso, será organizado o Agro-Bodo, onde estarão em exposição várias raças de ovinos, caprinos e bovinos, e o Bodo dos Pequeninos, com actividades para os mais novos, e várias actividades desportivas.
As festas, dedicadas à Nossa Senhora do Cardal, têm uma componente de devoção religiosa, e a autarquia espera a participação de um milhar de jovens peregrinos oriundos da Polónia, Estados Unidos da América, Roménia e Emirados Árabes Unidos, que serão acolhidos em Pombal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
O encerramento das Festas do Bodo, no dia 01 de Agosto, será no Castelo de Pombal com um momento dedicado à diáspora, para “prestar reconhecimento à comunidade emigrante do concelho”.