Pedro Pimpão perspectiva 2023

Escrito por em 2023-01-02

Na mensagem de Ano Novo, o autarca fez também o balanço do ano que terminou

Na tradicional mensagem de Ano Novo, o presidente da câmara de Pombal fez o balanço de 2022 e perspectivou o futuro.

Pedro Pimpão começou por dizer que o ano que terminou “foi, aqui e lá fora, um ano difícil, que nos trouxe novos e complexos desafios. Mas resistimos, com a paciência de quem sabe que, na vida, há sempre dificuldades”. Relembrando algumas iniciativas da autarquia a que preside, o autarca referiu que, em 2022, “avançámos com o programa Reflorestar Pombal concretizando o compromisso de plantar mais de 25 mil árvores na Mata Nacional do Urso, assim como, terminamos importantes intervenções de melhoria do espaço urbano, como a requalificação da entrada sul da cidade até ao Viaduto Eng. Guilherme Santos ou o prolongamento do corredor ribeirinho junto ao rio Arunca”. Acrescentou também que, no início deste ano, será aberto o “tão desejado e moderno Posto de Turismo no Cardal” e arranca a “tão almejada requalificação da Rua da Indústria na Zona Industrial da Formiga”.

O edil recorda também alguns reconhecimentos de que o Município de Pombal foi alvo no ano que passou, entre os quais o de Município mais sustentável do país, no âmbito do ECOXXI; os dois prémios Autarquia do Ano, com os projectos Cacifos de Leitura e ETAP; ou o Selo de Município Amigo da Juventude.

Pedro Pimpão afirma que há inúmeros desafios pela frente, “fruto do impacto da inflação, do aumento dos custos de vida e da crise económico-social”, mas que “o futuro tem de continuar de ser de esperança”. Para isso, diz, “temos um orçamento que responde às necessidades das pessoas e concretiza vários projetos virados para o desenvolvimento económico, para a criação de valor e para a promoção de emprego qualificado”. O autarca quer avançar com novos investimentos, elencando, entre outros, o aumento das zonas industriais, o complemento do parque escolar, o reforço dos espaços verdes, a criação de espaços coworking, a criação de uma incubadora de empresas ou o lançamento do Polo de Inovação e Conhecimento, em parceria com Instituto Politécnico de Leiria.

Na mensagem de Ano Novo, o edil fala também nas propostas de apoio aos municípes, às famílias, aos jovens e ao envelhecimento activo, perspectivando mais dificuldades derivadas da crise económica. Refere que a autarquia vai lançar um Programa de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, “reunindo um conjunto de propostas que possam ajudar a responder à crise porque nós colocamos as pessoas no centro das nossas ações e porque, para nós, todas as pessoas contam”. “Vamos avançar com o programa municipal de apoio ao arrendamento jovem, vamos criar também um programa de incentivos à natalidade (500€/criança em três anos), a criação de um banco do Bebé, de um gabinete de apoio às famílias e parentalidade, entre outras iniciativas de promoção da emancipação jovem e da solidariedade intergeracional”, acrescentou.

O presidente do Município de Pombal deixou também a certeza de que, “para além da aposta na transição energética e digital”, vai-se avançar “com a concretização da tão desejada e urgente requalificação do IC2 entre Pombal e Meirinhas”, bem como com o projeto até à Redinha; a criação da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal; a construção da nova Residência para Estudantes na zona histórica de Pombal e a implementação de um projeto-piloto de recolha de biorresíduos – resíduos orgânicos, denominado Pombal Orgânico.

A terminar, o autarca fala em 2023 como sendo “um ano desafiante, a vários níveis”, mas que, “se nos mantivermos juntos, mobilizados em torno do nosso desígnio comum vamos conseguir superar as dificuldades dos nossos objetivos coletivos”.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background