Pedro Pimpão perspectiva 2023
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2023-01-02
Na mensagem de Ano Novo, o autarca fez também o balanço do ano que terminou
Na tradicional mensagem de Ano Novo, o presidente da câmara de Pombal fez o balanço de 2022 e perspectivou o futuro.
Pedro Pimpão começou por dizer que o ano que terminou “foi, aqui e lá fora, um ano difícil, que nos trouxe novos e complexos desafios. Mas resistimos, com a paciência de quem sabe que, na vida, há sempre dificuldades”. Relembrando algumas iniciativas da autarquia a que preside, o autarca referiu que, em 2022, “avançámos com o programa Reflorestar Pombal concretizando o compromisso de plantar mais de 25 mil árvores na Mata Nacional do Urso, assim como, terminamos importantes intervenções de melhoria do espaço urbano, como a requalificação da entrada sul da cidade até ao Viaduto Eng. Guilherme Santos ou o prolongamento do corredor ribeirinho junto ao rio Arunca”. Acrescentou também que, no início deste ano, será aberto o “tão desejado e moderno Posto de Turismo no Cardal” e arranca a “tão almejada requalificação da Rua da Indústria na Zona Industrial da Formiga”.
O edil recorda também alguns reconhecimentos de que o Município de Pombal foi alvo no ano que passou, entre os quais o de Município mais sustentável do país, no âmbito do ECOXXI; os dois prémios Autarquia do Ano, com os projectos Cacifos de Leitura e ETAP; ou o Selo de Município Amigo da Juventude.
Pedro Pimpão afirma que há inúmeros desafios pela frente, “fruto do impacto da inflação, do aumento dos custos de vida e da crise económico-social”, mas que “o futuro tem de continuar de ser de esperança”. Para isso, diz, “temos um orçamento que responde às necessidades das pessoas e concretiza vários projetos virados para o desenvolvimento económico, para a criação de valor e para a promoção de emprego qualificado”. O autarca quer avançar com novos investimentos, elencando, entre outros, o aumento das zonas industriais, o complemento do parque escolar, o reforço dos espaços verdes, a criação de espaços coworking, a criação de uma incubadora de empresas ou o lançamento do Polo de Inovação e Conhecimento, em parceria com Instituto Politécnico de Leiria.
Na mensagem de Ano Novo, o edil fala também nas propostas de apoio aos municípes, às famílias, aos jovens e ao envelhecimento activo, perspectivando mais dificuldades derivadas da crise económica. Refere que a autarquia vai lançar um Programa de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, “reunindo um conjunto de propostas que possam ajudar a responder à crise porque nós colocamos as pessoas no centro das nossas ações e porque, para nós, todas as pessoas contam”. “Vamos avançar com o programa municipal de apoio ao arrendamento jovem, vamos criar também um programa de incentivos à natalidade (500€/criança em três anos), a criação de um banco do Bebé, de um gabinete de apoio às famílias e parentalidade, entre outras iniciativas de promoção da emancipação jovem e da solidariedade intergeracional”, acrescentou.
O presidente do Município de Pombal deixou também a certeza de que, “para além da aposta na transição energética e digital”, vai-se avançar “com a concretização da tão desejada e urgente requalificação do IC2 entre Pombal e Meirinhas”, bem como com o projeto até à Redinha; a criação da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal; a construção da nova Residência para Estudantes na zona histórica de Pombal e a implementação de um projeto-piloto de recolha de biorresíduos – resíduos orgânicos, denominado Pombal Orgânico.
A terminar, o autarca fala em 2023 como sendo “um ano desafiante, a vários níveis”, mas que, “se nos mantivermos juntos, mobilizados em torno do nosso desígnio comum vamos conseguir superar as dificuldades dos nossos objetivos coletivos”.