Parque Aventura abriu em Albergaria dos Doze
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2021-07-15
Estrutura conta com o primeiro parque de arborismo do concelho de Pombal
Já entrou em actividade o Parque Aventura e Lazer de Albergaria dos Doze, que passa a disponibilizar o primeiro parque de arborismo do concelho de Pombal. Esta nova estrutura representa um investimento municipal na ordem dos 220 mil euros, resultando do projecto de reconversão das antigas instalações da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Albergaria dos Doze, numa zona de lazer e de desportos de aventura.
O espaço é constituído por um edifício principal e anexo, que funcionará como sede social do Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (N.A.D.A.), parque infantil, parque de manutenção, parque de merendas, circuito de arborismo, churrasqueiras, zonas verdes e de estacionamento. O projecto teve a sua origem numa proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo promovido pelo Município de Pombal, vindo a ser desenvolvido e melhorado em articulação com o N.A.D.A. e a União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
Na inauguração, a 11 de Julho, o presidente da União de Freguesias, Manuel Nogueira Matos, salientou que “nasceu, em parte, da vontade das pessoas” e com o envolvimento de um conjunto de empresas patrocinadoras do N.A.D.A.. Por sua vez, Diogo Alves Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, destacou a importância
daquele tipo de equipamento para o fomento do desporto de aventura no concelho e na região, desejando que exista um “crescente investimento, entusiasmo, e melhoria das instalações mas, acima de tudo, que corresponda minimamente ao esforço enorme que o N.A.D.A. tem feito, com capacidade de se abrir a outras actividades, a outras valências, para benefício de todos”.
No âmbito da assinatura de um protocolo de cooperação, a gestão, a manutenção e a utilização daquele Parque Aventura e Lazer será assegurada pelo N.A.D.A., que poderá utilizar o espaço para a realização de actividades recreativas, culturais e de promoção social, bem como outras desde que se revelem de manifesto de interesse para a população local.