Músicos em diálogo com ambiente acústico no Canhão do Vale do Poio
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2023-08-31
Dois músicos de Coimbra vão criar no domingo percursos sonoros que se relacionam com o ambiente acústico de dois lugares da Terras de Sicó, a Cascata da Pedra Ferida e o Canhão do Vale do Poio.
A iniciativa de criação artística, dinamizada pelo Fila K Cineclube, decorre no domingo, às 11:00 e às 17:00, e tem como objectivo apresentar um programa cultural que estabelece uma relação “entre as imagens da natureza e a música”, afirmou aquela associação cultural de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Às 11:00, o multi-instrumentista Gonçalo Parreirão, que já participou em cine-concertos promovidos pela Fila K Cineclube, irá explorar “sonoramente o ambiente acústico” da Cascata da Pedra Ferida, no concelho de Penela, procurando criar “um diálogo musical com os sons da natureza, nomeadamente com a água”, referiu.
A associação propõe um pequeno percurso pedonal da aldeia do Espinhal até à cascata (três quilómetros).
No Canhão do Vale do Poio, no concelho de Pombal, será a vez do saxofonista e compositor João Mortágua explorar o ambiente daquele local com “uma acústica muito especial”, perspectivando-se uma relação da sua música com o som dos pássaros.
“A iniciativa cultural tem como objectivo principal a valorização e a sustentabilidade de determinados patrimónios ambientais, para isso, convidamos o público para uma viagem até às Terras de Sicó. Propomos um momento para a contemplação e sentir o pulsar do território através do cruzamento entre os sons ambiente e os sons produzidos pelos músicos”, disse a Fila K.
Para a associação, estas acções pretendem “criar uma forma de ver e ouvir de perto e impulsionar uma escuta atenta do ambiente sonoro que vale como elemento autónomo”.
Os dois momentos serão gravados para serem exibidos na Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra, em data a anunciar.
Os dois músicos vão juntar-se para realizar um trabalho que combine o material visual e sonoro, que será gravado neo domingo.
O evento é apoiado pela Direcção Regional da Cultura do Centro (DRCC).