Música no Cinema dá o mote a novo ciclo do Cineclube de Pombal
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-11-05
Terminada mais uma edição do HaHaArt Film Festival, o Cineclube de Pombal regressa este mês à sua programação regular. Novembro é dedicado ao ciclo Música no Cinema e as propostas abrangem filmes baseados nas vidas de músicos reais e obras de ficção, que unem a música a alguma dose de comédia.
O primeiro filme do ciclo é apresentado já esta quarta-feira, dia 6. Trata-se de “Bird – Fim do Sonho”, que Clint Eastwood lançou em 1988 e com o qual venceu o Globo de Ouro para melhor realizador. Retrata a vida do saxofonista Charlie Parker, um dos grandes nomes do jazz, que faleceu com 34 anos, após uma curta vida ensombrada pelos vícios do álcool e drogas. Forest Whitaker vestiu a pele de Parker e conseguiu o prémio de melhor actor em Cannes.
Para dia 13, o Cineclube agendou “Yesterday”, o filme de Danny Boyle de 2019 em que as canções dos Beatles ganham protagonismo. Isto porque, nesta comédia, temos um músico que, após um acidente, acorda numa realidade alternativa em que a banda de Liverpool não existiu. Começa então a interpretar os seus temas e as pessoas acreditam que é ele o compositor, catapultando-o para um sucesso inesperado.
O cinema português está em destaque na proposta do dia 20, com a exibição de “Variações”, de João Maia. Trata-se de uma cinebiografia do famoso e excêntrico cantor português, falecido há 40 anos de complicações relacionadas com a SIDA. Sérgio Praia interpreta convincentemente o músico e arriscou mesmo na interpretação das canções de Variações, tendo vencido vários prémios de interpretação, incluindo o Sophia (da Academia Portuguesa de Cinema) para Melhor Actor. O malogrado Filipe Duarte, que aqui faz o papel de companheiro do cantor, recebeu também um Sophia, neste caso o de Melhor Actor Secundário.
Por fim, no dia 27, solta-se a irreverência de Jack Black com o filme “Escola de Rock”. Realizado pelo oscarizado Richard Linklater, conta a história de Dewey Finn que, depois de ser expulso da sua banda de rock, torna-se professor substituto numa escola particular de ensino básico, apenas para tentar transformar a sua turma numa banda de rock. Trata-se de um filme para toda a família que une a comédia e a música.
As sessões do Cineclube de Pombal realizam-se no Mini-auditório do Teatro Cine de Pombal, com início às 21h30. Os filmes são precedidos da apresentação de uma curta-metragem portuguesa e as entradas são gratuitas.