Município de Pombal requalifica Largo da Igreja de Almagreira e arruamentos em duas freguesias

Escrito por em 2024-10-11

Durante a última reunião de câmara, o executivo adjudicou a empreitada de requalificação do Largo da Igreja de Almagreira e espaços exteriores envolventes, num investimento a rondar os 400 mil euros e cujos trabalhos têm um prazo previsto de 180 dias.

Numa nota de imprensa, a autarquia explica que o projecto pretende dar continuidade à requalificação urbanística já realizada no Largo de São Pedro. A intenção passa ainda “por melhorar as condições de utilização do espaço, dado o actual estado de degradação do pavimento envolvente à Igreja e proporcionar uma melhor integração urbana com o centro cívico da sede de freguesia”. A intervenção vai abranger uma área de aproximadamente 4.000 m2, onde se localizam a Igreja Matriz, o Salão Polivalente e Salão Paroquial e ainda a residência paroquial. “A solução aprovada permitirá dotar aquela área de uma nova imagem, mais digna e apelativa, assegurando também condições de segurança básicas, assim como o melhoramento das acessibilidades”, lê-se na nota. A intervenção prevê ainda a criação de um parque estacionamento com capacidade para 51 lugares, bem como uma pequena zona verde. No Jardim da Igreja serão feitas pequenas intervenções e construído um edifício para sanitários públicos. Será ainda reabilitado o muro de contenção existente no sentido de garantir melhores condições de segurança para os utentes dos espaços adjacentes à Igreja, com a construção de duas novas escadas de acesso. Quanto ao Largo da Igreja,  “o projecto prevê a sua requalificação urbanística com a criação de uma zona verde com relvado, árvores e conjunto modular de banco em betão, servindo não só de apoio ao jardim existente e de repouso às pessoas, mas também como obstáculo natural de estacionamento de veículos, que neste momento é prática frequente”. A intervenção contempla também a beneficiação do pátio do salão paroquial e da zona de estar, “atribuindo-lhe uma nova função”.

Na mesma reunião, o Município anunciou também um investimento de 740 mil euros na reparação e beneficiação da rede viária. Uma das empreitadas diz respeito à asfaltagem de estradas e caminhos na Freguesia de Pombal, designadamente o C.M. 1046 entre os lugares de Ranha de Baixo, Vale Coimbra e Roussa, numa extensão de 3.345 metros. Segundo a autarquia, “trata-se de uma via que foi bastante importante e que de momento está reduzida a estrada de acesso local, sem permitir agora um alargamento que permite a largura desejada de uma estrada municipal. Ainda assim é bastante utilizada como via de ligação dos lugares a poente de Pombal e de alternativa ao IC2, para além de ser utilizada por veículos pesados, como acesso a explorações mineiras existentes”.

Uma outra empreitada diz respeito à requalificação e beneficiação de arruamentos diversos na União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, na sua maioria

de acesso a habitações. Pretende-se melhorar as condições nos pavimentos das estradas previstas, bem como a melhoria da segurança rodoviária com soluções pontuais, sobretudo complementadas com sinalização vertical e horizontal. A intervenção vai incidir num total de 8.059 metros lineares.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background