Município de Pombal lança projecto para recolha de biorresíduos

Escrito por em 2024-06-04

Desde o dia 1 de Janeiro deste ano, entrou em vigor a obrigatoriedade da recolha selectiva de biorresíduos, no seguimento de uma directiva europeia. As medidas estão a cargo dos municípios e variam entre serviços de recolha porta-a-porta ou espaços comuns de depósito. Em Pombal, o município apresentou publicamente, no passado dia 31 de Maio, o projecto “Pombal Orgânico” que, inicialmente, arranca apenas na cidade e na Urbanização São Cristovão, como projecto-piloto.

Os biorresíduos são a comida que deixamos no prato, que já passou de validade ou que sobrou durante a preparação de alimentos, bem como resíduos de jardim. É por isso que, nesta fase inicial, o Pombal Orgânico seja apenas para quem tenha um estabelecimento de hotelaria, restauração ou café, ou um estabelecimento que também produza biorresíduos (IPSS, escolas, cantinas, mercado municipal, minimercados, etc), e que esteja situado na zona urbana de Pombal. Podem também aderir os residentes na Urbanização São Cristovão, escolhida nesta fase experimental por ser composta de habitações unifamiliares e estar próxima do Ecocentro/Estação de Transferência de Pombal. Os objectivos do projecto são a redução da quantidade de biorresíduos a depositar em aterro, a diminuição dos custos relacionados com o seu transporte e deposição e contribuir positivamente para o aumento da quantidade e qualidade da reciclagem dos resíduos. Ao serem enviados para aterro, estes resíduos vão provocar diversos impactes ambientais, “como a emissão difusa de gases de efeito de estufa para a atmosfera, que contribuem para acelerar o aquecimento global, ou a ocupação desnecessária de áreas de terreno para uso como aterros sanitários”.

Para que esta recolha selectiva de biorresíduos seja um sucesso, o Município de Pombal espera a adesão da população. “A participação de todos é decisiva para o sucesso deste projecto e para a sustentabilidade do planeta, pelo que contamos com a vossa colaboração”, referiu Ana Catarina Soares, da Unidade de Ambiente do Município, durante a apresentação do Pombal Orgânico. A cada estabelecimento ou morador será entregue um contentor de 120 ou 240 litros, onde poderão ser depositados os restos de comida, cascas de fruta e legumes, restos de carne e peixe, cascas de ovos, borras de café, saquetas de chá, restos de pão e bolos, toalhas e toalhetes (desde que sejam de papel) e guardanapos de papel. Os contentores deverão depois ser colocados em frente ao estabelecimento/moradia até às 9h30 do dia da recolha, que será feita porta-a-porta. Para aderir, os interessados devem preencher um formulário de adesão, disponível no portal do município, ou contactar o número 236210530, para agendar a entrega dos equipamentos.

O investimento neste projecto é de 122.558€, dos quais 85.270€ foram financiados pelo Fundo Ambiental, ao abrigo do “Programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”. Inclui a aquisição dos contentores, uma viatura eléctrica e uma plataforma de gestão inteligente da recolha selectiva de biorresíduos.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background