Midnight Madness e Sessão Académica são novidades no HaHaArt Film Festival
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2025-10-09
Decorre de 23 a 27 de Outubro, em Pombal, a 4ª edição do HaHaArt Film Festival. O único festival no país dedicado exclusivamente ao cinema de comédia quer afirmar-se cada vez mais e volta a apostar numa programação eclética, com sessões e iniciativas para todos os tipos de público.
Organizado pelo Cineclube de Pombal, em parceria com o Município de Pombal, o HaHaArt recebe este ano, na vertente competitiva, 34 curtas-metragens de 17 países. No total, foram submetidos 350 filmes, 54 dos quais portugueses (mais do dobro do que no ano passado) o que revela o crescente interesse pela comédia como campo fértil para a criação cinematográfica. O júri desta edição é composto pelo escritor Paulo Moreiras, o director do FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema Fernando Vasquez, a realizadora Joana Toste, a crítica de cinema Rita Cadima de Oliveira e o realizador André Azevedo, vencedor do prémio de Melhor Filme Nacional na edição de 2024 do festival.
À semelhança da edição anterior, o festival arranca na quinta-feira (dia 23) com uma longa-metragem como filme de abertura. “Magic Farm”, de Amalia Ulman, terá a sua estreia nacional em Pombal. Protagonizado por Chloë Sevigny, este trabalho cruza humor negro, crítica social e ternura surrealista numa fábula moderna passada num universo rural tão absurdo quanto reconhecível. Para o encerramento, o filme escolhido foi o espanhol “Bodegon com Fantasmas”, a primeira longa-metragem de Enrique Buleo, realizador que teve um filme em competição na primeira edição do festival.
Como novidades, a 4ª edição do HaHaArt apresenta a sessão Midnight Madness, na madrugada de sábado, que reúne os filmes mais ousados, desafiadores e desconcertantes da edição, e a Sessão Académica, que irá debater os caminhos actuais da comédia com realizadores, alunos e professores da área do cinema. Mantém-se na programação uma sessão infantil, com o filme de animação stop-motion “Viver em Grande”. Na secção Close-Up, os Açores estarão em destaque com a exibição três filmes do sub-género Azoresploitation, que contará com a presença de realizadores e dará azo a uma conversa no final da sessão. Outro destaque é a sessão especial com curadoria do Planos – International Film Festival, de Tomar, que oferecerá uma amostra do que de melhor se faz no contexto de festivais em Portugal.
