Mau tempo encerrou escolas e levou cobertura do pavilhão de Meirinhas

Escrito por em 2025-03-20

Quatro escolas estiveram hoje (dia 20) fechadas, no concelho de Pombal, devido à falta de electricidade na sequência do mau tempo, disse à agência Lusa a vereadora da Câmara Catarina Silva. Segundo Catarina Silva, estão fechados os centros escolares de Meirinhas, Mata Mourisca e Guia, sendo que a escola sede do agrupamento da Guia também está encerrada. “Não há energia e como não há previsão da reposição por parte da E-Redes, em articulação com os agrupamentos, decidiu-se pelo encerramento”, afirmou a autarca, que tem o pelouro da educação.

O coordenador municipal de Protecção Civil, Hugo Gonçalves, adiantou que no concelho ocorreram muitas quedas de árvores que originaram danos em cabos de telecomunicações e de eletricidade, neste caso alguns de média tensão. Por sua vez, “provocaram apagões durante períodos prolongados, em várias zonas, que estão ainda a ser resolvidos”, referiu Hugo Gonçalves, realçando não ter havido inundações, nem haver registo de vítimas.

O mau tempo que se fez sentir na última noite derrubou também a cobertura do pavilhão gimnodesportivo de Meirinhas, situação que levou a autarquia a interditar o acesso ao equipamento e a fechar ao trânsito na rua paralela. Segundo Pedro Pimpão, presidente da câmara, estava a ser estudada a solução mais adequada para “tentar minimizar os estragos” no pavilhão resultantes da falta de cobertura. “Os danos são consideráveis. Metade da cobertura foi-se”, diz.

Mais de 4.000 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas em Portugal continental entre as 00:00 e as 07:00, a maioria quedas de árvores e estruturas, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). “Temos o registo acumulado desde as 00:00 de dia 19 [quarta-feira] até às 07:00 de dia 20 [hoje] de 4.214 ocorrências, das quais 2.314 quedas de árvores, 1.169 quedas de estruturas, 643 limpezas de via, 45 movimentos de massa e 38 inundações”, disse à agência Lusa José Miranda, da ANEPC.

A rede eléctrica de 82 mil clientes da E-Redes estava às 07:30 de hoje com grandes constrangimentos, sendo os distritos de Leiria, Coimbra e Viana do Castelo os mais afectados, informou a empresa do grupo EDP. “Cerca das 22:00, os efeitos da tempestade Martinho começaram a causar grandes constrangimentos na rede elétrica, sobretudo na zona centro sul, progredindo progressivamente para norte, ao longo da madrugada de dia 20 [hoje]”, refere a E-Redes em resposta à agência Lusa. De acordo com a empresa, a situação pior ocorreu pelas 01:00, quando 185 mil clientes ficaram com perturbações no fornecimento de energia.

 

Foto: FB de Pedro Pimpão
Marcado como

Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background