Leiria: Municípios da Região avançam com projectos para aumentar reciclagem
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-06-22
Os municípios da Região de Leiria vão avançar com projectos para aumentar a reciclagem e recolha selectiva de resíduos, incluindo acções de sensibilização para alunos, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) explicou que, “no objectivo da transição para uma economia circular e no âmbito do programa do Fundo Ambiental ‘RecolhaBio – Apoio à implementação de projectos de recolha selectiva’”, vai “coordenar investimentos para a melhoria dos sistemas municipais de recolha de embalagens e de resíduos de embalagens”.
A iniciativa visa a sua “valorização, incluindo a reciclagem e o desenvolvimento do sistema de depósito com retorno, através da atribuição de prémios aos utilizadores aderentes”.
“Prevê-se, também, acções de sensibilização e envolvimento das comunidades escolares no objectivo de contribuir para a separação e reciclagem na origem dos bio resíduos e de se implementarem redes de recolha selectiva de bio resíduos”, adiantou.
Segundo a CIMRL, trata-se de projectos com “um contributo positivo para o aumento da quantidade e qualidade da reciclagem dos resíduos recolhidos selectivamente, promovendo a redução da deposição de resíduos em aterro, num investimento superior a meio milhão de euros financiado pelo Fundo Ambiental”.
“Esta iniciativa visa dar um contributo para as novas metas ambientais ao nível da reciclagem”, sustentou a Comunidade Intermunicipal, notando que o novo Pacote Europeu dos Resíduos “veio exigir a todos agentes um melhor desempenho em matéria de recuperação dos materiais”.
A CIMRL referiu que “esta revisão da estratégia europeia para os resíduos introduziu, também, a obrigatoriedade de se implementar redes de recolha selectiva de bio resíduos ou proceder à separação e reciclagem na origem dos bio resíduos” e de “uma meta de redução da deposição em aterro”, sendo que os Estados-membros “devem procurar garantir que, a partir de 2030, os aterros não possam aceitar quaisquer resíduos apropriados para reciclagem ou outro tipo de valorização, nomeadamente resíduos urbanos”.
Citado na nota de imprensa, o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes, igualmente presidente da Câmara de Leiria, considerou que “investir na prevenção e na recolha selectiva contribui para vários objectivos, desde logo assegurar um futuro mais sustentável e não só no que diz respeito ao cumprimento de metas de reciclagem”.
A CIMRL integra os Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.