Hospital de Pombal vai ter Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-01-25
Concurso público para a empreitada está aberto até ao dia 26 de janeiro
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai criar uma Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal (HDP), informa o CHL em nota de imprensa. A unidade terá capacidade para 16 camas, e “visa o tratamento e supervisão clínica, continuada e intensiva, para cuidados clínicos de reabilitação, na sequência de internamento hospitalar, recorrência ou descompensação de processo crónico, que possibilite a recuperação e incremento da qualidade de vida dos doentes”. O concurso público para a empreitada está aberto até ao dia 26 de Janeiro, sendo o valor do investimento superior a 800 mil euros, que conta com o co-financiamento de 500 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020.
A futura intervenção, com a duração prevista de aproximadamente 10 meses, integra a reconversão e adaptação de um piso no HDP, antigo internamento de Cirurgia Geral, que terá quartos, gabinetes médicos e de enfermagem, uma zona de apoio a tratamentos de fisioterapia, ginásio e sala de convívio. Segundo o CHL, “é expectável o tratamento anual médio de 175 doentes nesta unidade de internamento”.
“O desenvolvimento desta Unidade possibilita a referenciação mais precoce para cuidados de reabilitação, com importante impacto na prevenção de sequelas de imobilidade e na concretização dos objectivos clínicos, relativos à cognição, deglutição, função sensitivo-motora, função cardiorrespiratória, bem como na recuperação funcional, ganhos de autonomia e de qualidade de vida. Falamos de estabilizar clinicamente e funcionalmente o doente, e avaliar e reabilitar integralmente a pessoa com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável», explica Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar.
Esta nova Unidade vem suprimir, geograficamente, a falta de respostas no sector, e pretende “o aumento da longevidade da população, das doenças crónicas, da própria população com dependência funcional e a necessidade de reforço das capacidades e competências das famílias, no que concerne à conciliação das obrigações da vida profissional com o acompanhamento do familiar doente, especificamente na fase de convalescença, são os motivos que explicam a necessidade desta Unidade na nossa região”, destaca o responsável.
A Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença no HDP possibilita ainda o crescimento do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, que se traduz num aumento de resposta ao nível dos cuidados de reabilitação aos doentes do ambulatório.