Gatos infectados por vírus contagioso e mortal preocupam Serviços Veterinários
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-01-13
Aconselha-se aos moradores a manter os animais de estimação em casa
O Serviço de Veterinária do Município de Pombal detectou a existência de gatos mortos em telhados, infectados por Parvovírus, próximo do centro da cidade.
A intervenção dos serviços surgiu no âmbito da comunicação da situação na tarde da passada quinta-feira, 6 de Janeiro, solicitando a retirada de cadáveres de felinos, após uma participação na Esquadra da Polícia de Segurança Pública.
Embora seja transmitida apenas entre felinos, a médica veterinária municipal, Dina Loureiro, garante que esta “patologia é grave, altamente contagiosa e caracterizada por uma elevada mortalidade”.
“Adicionalmente, foi retirado um outro felino, ainda com vida, prostrado e com dificuldades respiratória e ataxia [falta de coordenação de movimentos]”, explica a Autarquia, em comunicado. Pelos sinais que apresentava, “o animal foi sujeito a exames de diagnóstico, tendo dado positivo para Panleucopénia felina”.
Para evitar que outros gatos sejam infectados, o Município aconselha os moradores a manter os animais de estimação em casa. Além disso, deixou no local, no Largo S. Sebastião, jaulas, para a “recolha de outros animais que pudessem, eventualmente, deambular por ali” e que não tenham dono.
“O Serviço de Veterinária do Município de Pombal tem estado a colaborar com as autoridades na respectiva investigação, nomeadamente no esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam ser levantadas sobre o ocorrido”, garante.