Festival ‘Descobre o Teu Interior 2022’ passa por Pombal em Abril
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-03-17
Tó Trips traz a Pombal um concerto intimista, a 20 de Abril, em local a anunciar
Organizado pela plataforma independente Gerador, o festival Descobre o Teu Interior 2022, o primeiro itinerante pelo interior de Portugal, tem início em 31 de Março e vai levar, durante 16 dias, concertos, intervenções artísticas e outras actividades culturais a oito territórios do país, e passa por Beja, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda.
O evento está estruturado para passar dois dias em cada um daqueles oito municípios do interior e em todos terá uma programação ao vivo e uma programação digital, personalizada e adaptada às características locais.
Em comunicado, a organização dá conta que este primeiro festival itinerante “destaca o melhor dos territórios do interior, com dezenas de concertos com músicos nacionais e locais, workshops, conversas, intervenções artísticas, visitas e actividades gastronómicas”. Ao todo são 16 dias de actividades e mais de 70 iniciativas que vão dar destaque ao que se faz no interior de Portugal.
O festival arranca a 31 de Março e 1 de Abril em Beja, seguindo depois para Viana do Alentejo (1 e 2 de Abril), Montemor-o-Novo (2 e 3 de Abril), Vila Viçosa (8 e 9 de Abril), Constância (9 e 10 de Abril), Pombal (20 e 21 de Abril), Mesão Frio (22 e 23 de Abril) e Mêda (23 e 24 de Abril) .
Para Pombal, o festival tem programadas diversas actividades, entre elas workshops, passeios, conversas e jantares temáticos, cinema e concertos. Destaca-se a a performance do guitarrista dos extintos Dead Combo, Tó Trips que traz até à terra do Marquês um concerto intimista, em local a anunciar.
Depois de uma edição de 2021 totalmente digital dedicada a debater os desafios do interior, o Gerador lança este ano a segunda edição do festival num formato presencial e itinerante. Em cartaz vão estar nomes como Benjamim, Tó Trips, Surma, Afonso Cabral, Labaq, Hélio Morais e Beatriz Pessoa que, de acordo com a organização, vão “envolver-se nos espaços mais autênticos do interior, juntamente com um conjunto de autores e artistas locais”.
Todas as iniciativas vão ter lugar em espaços “únicos, sustentáveis e fortemente ligados às comunidades locais”, que, de acordo com a organização, “não são habitualmente usados como palcos artísticos”. É o caso de concertos numa antiga ermida, num lavadouro comunitário ou no interior de um castelo, a conversas num hospital desactivado ou numa fábrica de chocalhos, passando por intervenções num refeitório de um seminário centenário ou numa biblioteca clássica.
O programa inclui ainda conversas com personalidades convidadas dedicadas a temas como a valorização dos territórios através do turismo, como impedir o despovoamento do interior, como vão as alterações climáticas afectar o interior ou qual o papel dos jovens no interior do século XXI.
Para a aquisição de bilhetes e mais informações, pode consultar o site do festiva, aqui.