Festival de Teatro vai a todas as freguesias de Pombal
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2025-02-19
Evento realiza-se de 7 a 27 de Março, com 24 espectáculos programados
Será a nota de maior destaque de mais um Festival de Teatro de Pombal. Pela primeira vez, o evento vai a todas as freguesias do concelho e até poderíamos dizer que vai mais longe, pois vai mesmo às 17 freguesias que, em princípio, o concelho voltará a ter mais para o final do ano. Ao todo, o evento, organizado pelo Município de Pombal e pelo Teatro Amador de Pombal (TAP), decorre entre os dias 7 e 27 de Março, contando com 10 espectáculos diferentes, num total de 24 apresentações.
A apresentação do festival decorreu no passado dia 13, no Teatro-Cine de Pombal. Na ocasião, Pedro Pimpão, presidente do Município de Pombal, defendeu que a autarquia “não deve ser a principal promotora da Cultura, mas sim ser impulsionadora para que eventos como este se possam realizar”. O autarca congratulou-se com o facto do evento abranger todo o concelho, dando os parabéns ao TAP pelo trabalho desenvolvido e agradecendo a parceria para que o Festival de Teatro se continue a realizar.
Coube a Humberto Pinto, do TAP, fazer a apresentação do programa, que arranca precisamente com o grupo de teatro pombalense a apresentar, pela primeira vez na cidade, a sua última peça, “J Elevado a 2”. Será no dia 7 de Março, no Auditório Municipal. No dia seguinte, o humorista Hugo van der Ding estará no Teatro-Cine para mostrar “A Grande Fantochada”. Pombal receberá ainda, no dia 15, o espectáculo “Hora Vazia” , de Zé Mágico, que mistura teatro e magia numa co-produção com a Casa Varela; “O Convidador de Pirilampos” (dia 19), de António Jorge Gonçalves, que adapta a obra homónima de Ondjaki e é narrado pela actriz Cláudia Semedo; “Ibéria” (dia 22), pela Peripécia Teatro, que de uma forma muito divertida apresentam a história da Península Ibérica; e “Ninho” (dia 23), das Partículas Elementares, um espectáculo para toda a família que é poesia visual pura.
Como já foi referido, o Festival vai passar por todas as freguesias. O TAP vai voltar a mostrar “J Elevado a 2” na Ilha, no dia 14, rumando depois a Vermoil, onde no dia 23 apresenta outra produção sua, “Luz”. A companhia Historioscópio vai andar por Meirinhas (dia 7), Albergaria dos Doze (dia 8), Mata Mourisca (dia 8) e Guia (dia 9), com “O Caminho do Burro”, um espectáculo de marionetas com música ao vivo. Já Redinha (dia 22), Almagreira (dia 23), e os Centros Escolares de Abiul (dia 24), Pelariga (dia 25), Vila Cã (dia 26) e Carnide (dia 27), recebem “La Petite Caravane”, de Adrián Conde, o mais pequeno artista de variedades do mundo. Por último, a companhia Partículas Elementares irá passar por estabelecimentos escolares de São Simão de Litém (dia 24), Santiago de Litém (dia 24), Vieirinhos (dia 25), Carriço (dia 26), Moita do Boi (dia 26) e Louriçal (dia 27), com o espectáculo “Eu Quero a Lua!”.
Humberto Pinto lamentou o facto de, este ano, não ser possível outros grupos de teatro do concelho associarem-se ao festival, manifestando a esperança de que tal possa acontecer na próxima edição.
Segundo a organização, o custo das entradas para cada espectáculo são bastante acessíveis, para que o teatro possa ser apreciado por todos. Os bilhetes para os espectáculos na cidade custam 3 euros, enquanto nas freguesias terão um custo de 2 euros. A excepção são os espectáculos que decorrem em estabelecimentos de ensino, em que as crianças não pagarão entrada.