Festival de Teatro de Pombal chega a 12 freguesias

Escrito por em 2024-02-29

O Festival de Teatro de Pombal prepara-se ter a sua maior edição. E não é na sua duração, mas sim no número de actividades programadas e nos espaços por onde vai passar. O “sonho” desta iniciativa decorrer em todas as freguesias do concelho quase que é alcançado em 2024, apenas com a Pelariga a ficar de fora do festival. Assim, haverá 38 actividades, passando por três espaços da cidade de Pombal e onze nas restantes freguesias.

Na apresentação do evento, Pedro Pimpão destacou essa dinamização nas freguesias. O edil sublinhou que a cultura é um factor de coesão territorial e social”, considerando que “devem existir poucos concelhos no país que conseguem ter uma programação com esta qualidade, envolvendo quase todas as freguesias do concelho”. O autarca acrescentou que “os espectáculos das freguesias trazem sempre públicos novos para assistir aos teatros e se conseguirmos trazer novas pessoas para a cultura em geral, e para o teatro em particular, estamos a ser bem-sucedidos”. Humberto Pinto, do Teatro Amador de Pombal (TAP), que é parceiro do Município de Pombal na organização do Festival, realça também o mesmo. “Este ano temos um cartaz maior, essencialmente porque finalmente vamos a quase todas as freguesias de Pombal, ficando apenas uma freguesia de fora”, afirmou. O membro do TAP, grupo que abre o certame com a estreia da sua nova produção, espera que a população volte a aderir ao festival, destacando a qualidade dos espectáculos.

Relativamente à programação, a cidade de Pombal conta com 12 espectáculos, que se irão realizar no Teatro-Cine de Pombal, Casa Varela e Mercado Municipal, havendo mais 11 ofertas culturais que se distribuem por 11 freguesias do concelho. O arranque é no dia 2 de Março, com a estreia de “Luz”, pelo TAP. No dia seguinte, há “Commedia a la Carte Kids”, com muito improviso e humor, dirigido aos mais novos. O programa completo pode ser consultado na internet, na Agenda Cultural de Pombal ou na página de facebook do Festival de Teatro de Pombal.

O preço dos bilhetes varia entre os dois e os três euros, sendo gratuito para as sessões para público escolar. Pedro Pimpão diz que “vivemos tempos difíceis, em que nem todos temos disponibilidade financeira para assistir a espectáculos”, e que, por isso, o Município aposta em garantir condições “para que todos ou quase todos possam ir ao teatro”.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background