Festival de cinema de comédia arranca hoje em Pombal

Escrito por em 2024-10-24

Começa hoje, em Pombal, a terceira edição do Ha Ha Art Film Festival, o único festival de cinema do país dedicado exclusivamente ao género da comédia. Até ao dia 28 há perto de seis dezenas de filmes para ver, entre curtas e longas metragens. Em competição pelos prémios estarão 39 filmes de 21 países, sendo que oito são portugueses, naquela que é a maior participação nacional das três edições. Dos restantes, destaca-se a presença de curtas-metragens oriundas de países como a Indonésia, Filipinas, Argélia ou Líbano.

Outro destaque nesta edição do festival vai para a exibição de quatro longas-metragens, duas das quais em estreia nacional. Já esta noite, na sessão de abertura, o público pode ver “River”, do japonês Junta Yamaguchi, que é exibido na Auditório da Biblioteca Municipal. Um filme em que os personagens se vêem a viver num loop temporal de dois minutos e terão de encontrar forma de voltar à realidade. Para a sessão de encerramento está agendada a estreia em Portugal de “Hundreds of Beavers”, de Mike Cheslik, que promete muitas gargalhadas. Trata-se de um filme de baixo orçamento, que homenageia as comédias do início do cinema, e em que há actores fantasiados de animais numa sucessão ininterrupta de gags. O filme tem sido muito bem recebido por onde passa e pode muito bem a vir a ser uma obra de culto. Pelo meio, no sábado, passa “People’s Joker”, de Vera Drew, que antecede uma mesa redonda que aborda o papel subversivo da comédia; e na manhã de domingo, numa sessão orientada para as famílias, é exibido “Teca & Tuti: Uma Noite na Biblioteca”. Os mais novos têm aliás outros motivos de atenção neste Ha Ha Art, com duas sessões de curtas de animação, com curadoria do festival Monstra, exclusivamente dedicadas aos alunos do 1º ciclo.

O júri do festival é constituído por Pedro Souto (um dos fundadores do Motelx), Janine Gonçalves (argumentista e realizadora natural de Pombal, programadora do Fest, em Espinho), José Paiva Capucho (crítico de cinema), Mónica Santos (realizadora duas vezes distinguida com prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema) e Guillermo García-Ramos (argumentista e realizador que conduzirá também uma masterclasse, amanhã, na Casa Varela). Este ano, serão atribuídos os prémios Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem Nacional, Melhor Realizador, Melhor Realizador Nacional e Prémio do Público.

A organização está a cargo do Cineclube de Pombal, numa parceria com o Município de Pombal.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background