Escola Gualdim Pais vai ter obras de requalificação superiores a 4,6 milhões de euros
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-06-25
A Escola Gualdim Pais, localizada na Charneca, na periferia da cidade de Pombal, vai ter obras de requalificação, num investimento superior a 4,6 milhões de euros. O contracto de financiamento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi assinado na passada sexta-feira, pelo presidente do Município de Pombal, Pedro Pimpão. A cerimónia decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e foi presidida pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro de Almeida.
O projecto prevê a requalificação do conjunto edificado que constitui a escola sede do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, de forma a comportar espaços que respondam às necessidades actuais da escola, e consequentemente adaptando-os aos critérios funcionais e de conforto, bem como à regulamentação legal aplicável. Recorde-se que o estabelecimento escolar foi um dos transferidos para o município no âmbito da descentralização no domínio da Educação, passando a integrar a lista das escolas classificadas como “urgente” para reabilitação no âmbito do acordo sectorial decompromissos entre o Governo e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, no âmbito do PRR.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “esta é uma intervenção muito importante e necessária num edifício grande que alberga alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo”. Contudo, “infelizmente, a candidatura aprovada não considerou elegível o investimento nas salas do primeiro ciclo, algo que consideramos injusto e que vai implicar mais esforço financeiro municipal”, refere. No entanto, Pedro Pimpão afirma que é dado “mais um passo muito importante no âmbito da nossa
estratégia de requalificar todo o nosso parque escolar, assumindo como prioridade o sector da educação, que é essencial na formação e qualificação das novas gerações.” “Com esta intervenção que vamos realizar cumprimos mais um compromisso que assumimos com a nossa comunidade”, vinca o autarca.