Encontro de Teatro de Pombal está de volta
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-01-03
Os 500 anos do nascimento de Camões em celebração
Será a décima primeira vez que O Teatro Amador de Pombal promove o seu Encontro de Teatro, desta vez entre 12 e 14 de janeiro, e que tem tido como objetivo apresentar o trabalho artístico de grupos teatrais, com quem tem vindo a desenvolver parcerias culturais.
Para a edição deste ano são convidadas duas companhias, O Nariz Teatro, de Leiria e a outra, Talvez às Quatro, que viaja dos Açores (Angra do Heroísmo – Ilha Terceira). E como forma de celebrar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, são apresentadas duas adaptações da obra “Os Lusíadas”.
No primeiro dia, na sexta-feira, às 21h30, O Nariz apresenta, após a estreia em setembro no Festival de Teatro Acaso (Leiria), “Agripina, a Menor”, um monólogo, baseado em relatos de historiadores do primeiro século da nossa era (Suetónio, Tácito e Dião Cássio), contados pela voz bem-humorada da atriz Isabel Muñoz Cardoso. Agripina foi bisneta de Otávius, adotada por Tibério, irmã de Calígula, mãe de Nero e mulher de Cláudio, seu tio. O texto é de Victor Martins Sant’Anna e a adaptação e encenação de Pedro Oliveira.
No sábado à mesma hora, Talvez às Quatro apresenta “Lusíadas, por mares nunca antes navegados”, uma adaptação do texto “Lusíadas?” do Teatro Amador de Pombal. As personagens partem numa viagem, ao longo dos 10 cantos, contando de forma simples e direta o percurso dos descobridores, misturando o real com o imaginário. Uma produção do Alpendre Grupo de Teatro.
Para encerrar, no domingo, às 16h00, é a vez do TAP subir ao palco para apresentar “Lusíadas?”, uma adaptação livre de «Os Lusíadas», de Luís Vaz de Camões, com encenação de Luís Catarro, assistência de encenação de Joana Ferreira e interpretações de Carla Ribeiro, Daniela Gaspar, Gabriel Bonifácio, Humberto Pinto, Patrícia Rolo, Patrícia Valente e Paulo Rodrigues. Um espetáculo para todas as idades, particularmente indicado para grupos familiares.
Todos os espetáculos têm lugar no Teatro-Cine de Pombal e os bilhetes, por sessão, custam dois euros.