Drones e câmaras móveis reforçam videovigilância florestal na região de Leiria
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2021-12-17
Novos equipamentos já foram testados e devem estar operacionais no ínicio do ano
O actual sistema de videovigilância florestal e detecção automática de incêndios, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), vai ser reforçado com novas câmaras instaladas em drones e câmaras móveis em veículos. Esta medida complementa-se com a actual cobertura da rede fixa de videovigilância e vem reforçar a eficácia do projecto, inclusive com a disponibilidade de câmaras de infravermelhos de alta definição, para uma leitura mais completa do terreno e para operar em condições de reduzida visibilidade.
Os primeiros testes e uma demonstração dos novos equipamentos foram realizados na manhã de quinta-feira, em Porto de Mós, sendo objectivo complementar o sistema já existente e que inclui 11 torres de videovigilância e dois Centros de Gestão e Controlo, que cobrem 85% do território. A gestão do sistema é operacionalizada pela GNR e o Centro Distrital de Operações de Socorro Leiria, entidades às quais compete coordenar as operações de prevenção e combate a fogos rurais.
A CIMRL é a entidade que concretiza a totalidade do investimento, nesta última fase do projecto, em mais cerca de 335 mil euros, com financiamento do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Para o Vice-presidente da CIMRL e Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, “este investimento, no montante global de 1,2 milhões, financiado por fundos europeus através do POSEUR, representa uma forte aposta na prevenção e combate dos fogos florestais, cujos resultados nos últimos 2 anos de operação são francamente positivos e um exemplo de eficácia a nível nacional”.
“A Região de Leiria é hoje um exemplo nacional neste domínio e conta com a colaboração operacional do dispositivo Distrital de Proteção Civil e da Guarda Nacional Republicana, entidades a quem compete coordenar as operações de prevenção e combate a fogos rurais”, acrescenta o autarca. Todos estes equipamentos estarão operacionais no início do próximo ano, antecipando o período de maior risco de incêndios, contando ainda com duas viaturas adaptadas, para transporte e suporte à operação de videovigilância móvel.