DECO considera Meirinhas “Freguesia Mais Próxima do Consumidor”
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2025-03-31
A Freguesia de Meirinhas foi uma das 22 juntas de freguesia do país reconhecidas com a distinção “Freguesia Mais Próxima do Consumidor” atribuída pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. A cerimónia decorreu na passada sexta-feira, dia 28 de Março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Segundo a DECO, a edição deste ano, relativa a 2024, teve como objetivo reconhecer as “Juntas de Freguesia Mais Próximas do Consumidor, de diferentes pontos do país e com distintas dimensões, valorizando a excelência e a dedicação de um trabalho próximo, atento às necessidades dos fregueses, com um forte compromisso e foco no apoio aos consumidores a nível local”. Na cerimónia de entrega dos prémios, a Freguesia de Meirinhas foi representada por Patricia Silva e Liliana Saraiva que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, João Pimpão, “são as grandes responsáveis pela excelência do atendimento prestado nos serviços da Freguesia e que a DECO, juntamente com as iniciativas e projectos de proximidade (como o balcão virtual, a recolha de monos porta a porta, os serviços de reservas do salão e da antiga escola) entendeu, e bem, reconhecer”. Para o autarca, “este é um prémio que prestigia Meirinhas, os seus serviços e todos os colaboradores da Freguesia, aumentando também a nossa responsabilidade e exigência de renovarmos esta distinção de Freguesia Maios Próxima do Consumidor”.
Além da Junta de Freguesia de Meirinhas, foram reconhecidas pela DECO as juntas de freguesia de Alcântara, Arroios, Cacia, Encosta do Sol, Fornos de Algodres, Gondar, São Gonçalo de Lagos, Odivelas, Olivais, Portimão, Santo António, Serro Ventoso, Souselo e Vila Franca, além das uniões de freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pregal e Cacilhas; de Cascais e Estoril; de Fânzeres e São Pedro da Cova; de Faro; de N. Sra. da Vila, N. Sra. da Bispo e Silveiras; de Santa Maria, São Pedro e Matacães; e de Massarelos e Lordelo do Douro.
Na cerimónia foram também distinguidos cinco municípios. Leiria venceu na categoria Digital, com o projecto Leiria Smart City. Na Diversidade e Inclusão, o vencedor foi o município de Miranda do Corvo, com o projecto “Aqui Sou Feliz – uma comunidade a favor da inclusão”. Braga foi considerado o município mais amigo do consumidor na categoria Neutralidade Carbónica, pela criação da Plataforma de Potencial Solar e Bio-Roofs; enquanto Angra do Heroísmo destacou-se nas Novas Gerações, pela implementação do projecto Estuda+. Por fim, na categoria Turismo, venceu São João da Madeira.