Corredor Ribeirinho do Arunca com empreitada iniciada
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-08-18
No passado sábado, dia 17 de agosto, foi assinalado o início da empreitada de prolongamento do Corredor Ribeirinho do Arunca, que ligará a cidade de Pombal ao centro da freguesia de Vermoíl, passando a disponibilizar um percurso pedonal e ciclável com cerca de 10 quilómetros. Este projeto prevê diversas valências e garante também um melhor acesso a propriedades agrícolas confinantes com o rio, a criação de um parque de estacionamento com 23 lugares com uma estação de manutenção de bicicletas, bem como a plantação de mil novas árvores ao longo do novo percurso.
O Presidente da Câmara de Pombal aproveitou a ocasião para anunciar que os técnicos municipais estão a trabalhar para que, numa fase seguinte, o corredor ribeirinho chegue até à nascente do rio Arunca, em Albergaria dos Doze.
“Esta é uma infraestrutura de promoção de lazer e bem-estar da população e é por isso que foi feita a pensar nas pessoas”, considera Pedro Pimpão, realçando que não só por ser geradora de promoção de estilos de vida saudáveis, incentivando a prática da atividade física, mas também por permitir uma maior ligação à natureza e ao nosso Rio Arunca.
Sublinha-se que, paralelamente, o município está a preparar o lançamento a concurso público da limpeza do Rio Arunca, num investimento estimado de 566 mil euros que irá permitir uma intervenção de reabilitação ao longo de 26 quilómetros, prevendo a plantação de 19.700 árvores e vegetação autóctones.”
Para Pedro Pimpão, este é um importante procedimento que visa contribuir para devolver o rio às pessoas, permitindo uma valorização ambiental do nosso rio. Uma intervenção ambiciosa, permitirá uma compatibilização entre as pessoas, a agricultura e o meio urbano com a ecologia e biodiversidade do rio, muito importante a ser preservada”, afirma o edil.