Castelo de Pombal regressa à época medieval para assinalar 850 anos do Foral Templário

Escrito por em 2024-04-11

O Castelo de Pombal vai regressar à época medieval e transformar-se num Mercado Medieval. Entre os dias 19 e 21 de abril, comemora-se a entrega do Foral a Pombal por Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem do Tempo, ocorrida a 18 de junho de 1174.

A programação do evento inclui música, danças, teatro e espetáculos e foi organizada pelo Município de Pombal, através da Unidade de Turismo, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom). “Bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos, jograis, artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros ocupam o espaço, proporcionando aos visitantes uma viagem no tempo repleta de alquimia, saberes e sabores”, explica o comunicado da Câmara Municipal.

As celebrações terão início às 10h00 de sexta-feira com um cortejo, com a participação de cerca de 245 alunos que dinamizarão várias atividades num espaço reservado para o efeito. Este primeiro dia do Mercado Medieval conta também com a colaboração das turmas do 7º ano da Escola Marquês de Pombal. Ainda no dia 19, às 23h00, haverá “Policeno, o Templário”, um espetáculo de fogo que decorrerá no interior do Castelo. No dia seguinte, sábado, à mesma hora, será promovido um espetáculo histórico alusivo aos 850 anos do Foral Templário. O evento termina no domingo, dia 21, às 21h00, com o espetáculo de fogo “A Chama”.

Do programa das festividades, a cargo da “Décadas de Sonho”, destaca-se a “Quelha das Misérias”, a recriação de uma ruela com figurantes aludindo às vivências quotidianas da época, como a pobreza, miséria e as enfermidades. A organização promete também ” um evento especial e diferenciador todos os dias, motivando a que todos os dias surja algo de novo e atrativo.”

Para a edição deste ano do Mercado Medieval, houve um incremento no espaço do evento, com maior integração na Mata do Castelo, para onde se prolongará o “Souk”, ou mercado árabe.

À semelhança de edições anteriores, o Município de Pombal disponibiliza uma rede de transporte público urbano, o Pombus. Entre o Largo do Cardal e o Castelo, todos os visitantes poderão transitar gratuitamente. A organização apela à utilização deste serviço, uma vez que o parque de estacionamento junto ao monumento estará interdito e haverá condicionamento do trânsito na Rua da Encosta do Castelo.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background