Candidatura para criação de residência de estudantes em Pombal passa à próxima fase

Escrito por em 2022-04-24

A candidatura conjunta do Município de Pombal e do Politécnico de Leiria a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a criação de uma residência para estudantes do ensino superior passou à segunda fase, após a análise de dezenas de outros projectos a nível nacional, avança o Jornal de Leiria.

Relembre-se que o referido protocolo surge no âmbito da candidatura ao Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), como forma de alargar e democratizar o acesso ao ensino superior, assim como garantir a sua efetiva internacionalização, fundamentando a necessidade de modernização, expansão e adequação das condições de alojamento de estudantes a preços adequados e devidamente regulados.

As duas instituições reconhecem que na região de Pombal se verifica uma escassez de oferta face às necessidades patenteadas, particularmente em condições de preço e conforto compatíveis com as capacidades económico-financeiras de muitos dos estudantes, situação que compromete gravemente a efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e prejudica significativamente o acesso à sociedade do conhecimento e da inovação.

O projeto incide na adaptação de um edifício situado na Rua João de Barros – Quintal do Lopes, no centro da cidade de Pombal, propriedade do município, que no âmbito do respetivo protocolo, se compromete a constituir o direito de superfície a favor do Politécnico de Leiria, a título não oneroso, pelo período de 30 anos, suscetível de renovação por sucessivos períodos de cinco anos.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal espera, com expetativa, que a candidatura seja aprovada e que o investimento se concretize. “Passo a passo, seguimos firmes rumo ao nosso objetivo de tornar o nosso território cada vez mais apelativo e atrativo às novas gerações, apostando na inovação e no conhecimento”, considera Pedro Pimpão.

Ao realçar a importância daquela “manifestação de interesse em consórcio”, que deverá ficar concluída para o ano letivo 2023/24, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, afirma tratar-se de um “projeto relevante”, sendo também “mais um elemento de atração para os estudantes” se instalem na cidade de Pombal.

Com um investimento estimado em cerca de 1,3 milhões de euros, o projecto prevê a criação de 42 camas, que serão uma mais valia para alavancar o objectivo de atracção de jovens para o concelho.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background