Branko, Fogo Fogo e Scúru Fitchádu no Ti Milha
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2024-05-03
O Ti Milha está de volta ao Parque de Lazer da Ilha, nos próximos dias 19, 20 e 21 de Julho. E para que não percas nada do que por ali se vai passar, a organização, a cargo da ARCUPS, já lançou o programa desta edição 2024. Branko, Fogo Fogo e Scúru Fitchádu são cabeças do cartaz musical, mas o Ti Milha engloba muitas outras actividades e géneros artísticos, que vão do cinema ao teatro, palestras ou dança.
Na primeira noite (dia 19), como vem sendo habitual, há mais uma sessão do Mov’Ilha, com uma mostra de curtas metragens, e a música faz-se ouvir com o DJ e produtor Branko, o ex-Buraka Som Sistema que lançou em Março o seu último trabalho “Soma”; o brasileiro radicado em Portugal, Jhon Douglas; os Grand Sun, uma banda na onda rock e pós-punk; além dos DJ’s Lonely Low Rosa e La Gazelle Portuguesa. No segundo dia, o Ti Milha recebe os Fogo Fogo, com os seus ritmos caboverdianos; o som mais pesado de Scúru Fitchádu; a dream-pop da transmontana Margô; os Semibreves, o grupo de música popular da Ilha; o projecto Thispage de Leonardo Pinto, um jovem pombalense que começa a dar cartas na música; e o Dj set d’Os Calipos. Neste dia, decorrerão também conversas com a psicóloga clínica e sexóloga Tânia Graça e com a Brigada do Mar, há Spoken Word com Maria Caetano Villalobos, workshops de olaria e língua gestual portuguesa, e teatro. Para o último dia, que “é uma prenda da organização às gentes da terra”, a entrada é gratuita. O Sarau do Rancho, em que as capacheiras da Ilha se reúnem para entoar canções que acabam nas bocas de todos os que assistem, não podia faltar. Assim com o Megapiquenique ou o atelier de danças do mundo, que já têm feito parte do cartaz do festival. Mas há também um workshop de serigrafia, uma aula de Tai Ji Quan, marionetas, música para crianças e uma conversa com a Ajudanimal. A música fica a cargo de António Cova e do Dj Phill. O Ti Milha proporciona ainda, durante os três dias, a possibilidade de fazer uma tatuagem; sendo que no sábado e domingo haverá também uma feira e uma puzzle zone.
David Gomes, o presidente da ARCUPS, refere que a estrutura do festival mantém-se, apesar do orçamento ter crescido. “Sabemos o público que tivémos no ano passado e o que acreditamos que podemos ter este ano”, salienta, acrescentando que o objectivo é aumentar o número de entradas, até porque “é isso que nos garante a sustentabilidade do Ti Milha”. Para isso, a aposta deste ano foi para elevar a qualidade do cartaz musical. Também da organização, Wilson Capitão sublinha que as expectativas para esta edição são altas. “O Ti Milha não se pauta por nenhum género em concreto, mas pelo ambiente. O que queremos é criar um ambiente de festa, de dança, e que o público se divirta. Por isso temos sempre muito cuidado na escolha dos artistas. Pode ser qualquer estilo musical, desde que tenha a componente de festa”, garante Wilson Capitão. E, por certo, festa é o que não irá faltar em mais um Ti Milha, o festival que tem vindo a atrair cada vez mais gente ao Parque de Lazer da Ilha. A 97fm Rádio Clube de Pombal também não vai faltar e mantém-se como media partner.
Os bilhetes já se encontram à venda. Até ao dia 15 de Maio, têm um custo de 12 euros, mas atenção porque estes bilhetes a preço reduzido são em número limitado e podem esgotar antes da data. Mais informações podem ser obtidas em timilha.pt.